Subscribe:

13 de julho de 2012

Adão e Eva praticavam sexo antes da queda?



cadeeso @ 14:49
adam-eve.jpg
Alguma vez você foi abordado por alguém que queria saber se Adão tinha umbigo? Quem casou com Caim? Ou se os animais do Jardim do Éden falavam? Bem, essas perguntas geralmente são dirigidas a professores de EBD, a pastores e docentes em Seminários, ficando muitas vezes sem respostas.
Sabemos que “as coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” Deuteronômio 29.29.
Por outro lado, sabemos que existem ferramentas que nos ajudam a extrair da bíblia, sua verdade. A exemplo disso citamos a exegese e a hermenêutica bíblica.
O Evangelista Esdras Bentho, em seu livro “Hermenêutica, fácil e descomplicada”, Edição CPAD, nas páginas 40 e 41, nos ensina sobre os dois tipos de revelação de Deus; Revelação Ativa - revelação imediata de Deus, sem permeio humano e Revelação Passiva – revelação mediativa, Isto é, Deus não se revela diretamente ao homem como o fez com Moisés. Porém, é o conhecimento de Deus que é comunicado aos homens ou mesmo aquele que é observado através da revelação geral. (Gn 1; Sl 119; 148; Rm 1.20).
Num desses casos de revelação ativa, vemos Jesus dizendo a Pedro ” E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus” Mateus 16:17
Tomando por base a revelação Geral de Deus, observamos ainda a luz do contexto profético, histórico e teológico às evidências que se expõe no texto bíblico. Não apelaremos para o contexto empírico, embora entenda que poderia estar também aqui elencado.
Na tentativa de responder aos céticos, homens piedosos estudaram a exaustão a Palavra de Deus, um desses homens foi o Dr. Glayson Archer, falecido em 27 de abril de 2004. Para conhecer melhor esse escritor e teólogo acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Gleason_Archer. Archer nos brinda com o Livro, Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas- Editora Vida. Nele, o autor responde a diversas indagações sobre aparentes contradições bíblicas.
Na página 82, o autor esclarece a respeito das esposas dos filhos de Adão, salientando aos leitores que após 800 anos do nascimento de Sete, o casal edênico tiveram filhos e filhas. “E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas”. Gênesis 5:4.
Quero focar aqui a cerne dessa postagem. Imagine vocês que fui abordado por um bacharel em teologia de uma famosa instituição que não acreditava que antes do pecado Adão e Eva praticavam sexo.
Antes de expor o que acredito, quero que você leia o que se segue;
A criação foi boa, “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto” Gênesis 1:31
Ora, Deus fez o homem perfeito, “Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias”. Eclesiastes 7:29
Deus após criar Adão, observando que o mesmo estava só, e vendo que não era bom, fez-lhe uma adjuntora (companheira). E uniu os dois “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. Gênesis 2.28Ainda acrescenta o texto
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. Gênesis 1.28Aparentemente antes do pecado, Adão (hebraico: אָדָם, Adam, "Homem"), não parece ter tido filhos. Digo isto, porque quando Deus procurou por ele, após o pecado, achou apenas Adão e Eva, sua esposa, fazendo o Senhor roupas apenas para eles, não é mencionado até então nenhum de seus filhos, por dedução imaginamos que ainda não lhes eram nascidos.
Mas, temos que levar em consideração que Deus sentenciou a Eva multiplicando suas dores de parto, o que sugere que ela tinha conhecimento do que Deus estava falando, ou seja, poderia já ter tido filhos no estado de inocência.
Outra evidencia de que talvez Adão e Eva tivessem filhos ainda no Éden, é observada quando se fala em quem pudesse matar Caim. A ordem de Deus era pra encher a terra, e ao que parece, foi obedecida pelo fértil casal.
Alguns estudiosos bíblicos unem-se a arqueologistas para afirmar que o homem surgiu há 10.000 anos atrás. Pela Bíblia seriam 6.000 anos, mas, os 4.000 anos restantes, teriam explicação no período edênico. Seria nesse tempo que Adão e Eva teriam enchido a terra.
Agora, voltando ao tema proposto, será que o casal praticava sexo na eternidade em que estavam? Minha resposta está implícita, nos já citados textos. A menos que acreditemos que Deus criou o casal sem estarem munidos de atração sexual. Que não dormiam juntos e nem se tocavam, o que é um absurdo, sendo eles um casal.
Alguns especuladores chegam a ensinar que o fruto proibido era afrodisíaco, tendo o sexo iniciado com o seu consumo.
Se assim cremos, teremos que asseverar que o sexo foi fruto do pecado, o que é uma incoerência, pois foi Deus que criou o sexo e é através da relação sexual que nos multiplicamos, conforme ordenança divina. “Crescei e multiplicai”
Alguém perguntou: Mas, Adão não conheceu sua mulher quando foi expulso do Paraíso?
“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem”. Gênesis 4:1
Observe o texto abaixo e verás que o escritor usa o mesmo termo “conheceu” para designar que Elcana e Ana naquela oportunidade tiveram relacionamento sexual, isso não quer dizer que antes eles já não se relacionavam.
“E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela”. 1 Samuel 1:19
Portanto, ratifico com base bíblica que Adão e sua esposa Eva se amavam e tinham relacionamento sexual antes da queda. Quanto a ter tido filhos ou não no período edênico deixo que você formule sua própria opinião.

Pr. Robson Aguiarvvvvvv



60 comentários:

Clovis Cabalau disse...

A Paz, Rô,
Esses dilemas!!!..., héin? Acho sempre bom trazer esses esclarecimentos, que, na verdade, estão na própria Bíblia, basta lermos com atenção e fazermos uma reflexão mais aprofundada, na dependência do Espírito. De resto, sobra-nos sempre Deuteronômio 29:29 para nos consolar ante a nossa ignorância.
Deus abençoe.

El Gaucho Santillán disse...

O relacionamiento sexual antes da queda, è certo.

Ainda mais, muitas pessoas, opinam que Eva, è a segunda mulher de Adào.

A primeira, (feita de pò, como Adào) era "Lilith", è ela foi expulsa, por querer ficar arriba de ele, no ato sexual!

Eu nao acredito eso, pero creio que o relacionamiento sexual, è seguro.

Um abraço

disse...

rssss Explica isso direito Gaucho, não entendi nada. Paz

Cláudio Nunes Horácio disse...

maninha, leia lá no meu blog sobre Lilith, postei só pra vc kkkk. bj

Genilda Silva disse...

Já ouvi cada absurdo, a ponto de uma professora da escola dominical afirmar que o pecado de Adão e Eva no Éden foi o sexo! kkkkkkkk
Então eu lhe perguntei: se Eva pecou primeiro e depois Adão, então eles estavam fazendo sexo com quem?!
Só sei que ela se enrolou toda, a aula acabou e a questão ficou mais confusa pra quem já não estava entendendo nada.
No meu ponto de vista, o sexo entre Adão e Eva no paraíso era algo natural e comum, afinal, eles eram casados!
Quanto a terem tido filhos, não posso afirmar, mas fala de modo claro que eles foram "convidados cordialmente" a se retirarem do paraíso, mas não diz que seus filhos também, fala dos dois apenas como um casal sem filhos.

disse...

Achei legal este post do Robson, e aí gente alguém duvida que eles tinham sexo antes da queda?? Então porque só tiveram filhos depois da queda? rsss eita isso vai da pano pra manga. Adorooooo isso.

disse...

Alguém pensa como a professora da Genilda?

Anselmo Melo disse...

Acredito que faziam e faziam muitooooo!!!
Não tinha TV, não tinha shopping center,Adão não tina duplicatas para pagar,não tinha cheques para cobrir e nem faturas de cartão de crédito. Não tinha fábrica com funcionários enchendo o saco o dia todo, não tinha parentes chegando na sua árvore sem avisar, não tinha que dar presentes de natal para filhos cada vez mais exigentes.Sombra e água fresca = a MUITO SEXO!
No mínimo de manhã, de tarde e de noite....
Paz!

El Gaucho Santillán disse...

Ro, perdoe mim Português limitado (que é tecnico, mais nada). Eu vou tratar.

Na Bíblia diz que Deus fez Adão e uma mulher, usando o pó. Mas logo, não mais fala desta mulher. Desaparece. Nao è Eva.

Mais tarde, a Bíblia diz que Deus achou que não era bom que Adão estivesse sozinho, e tomou uma costela dele e criou Eva.

Em manuscritos antigos, agora consederados apócrifos, a mulher em primeiro lugar, é chamada de "Lilith", e disse que queria estar no topo durante o sexo. Entào, Deus ficò bravo.

Lilith, (verdade ou não) é usada como uma bandeira por muitas organizações feministas. O maior tiragem duma revista feminista no mundo, é uma revista chamada "Lilith".

Eu acredito que Adão e Eva, se tivessem sexo. Mas não um pecado. Eles procuraram a raça.

Um abraço.

disse...

Gaucho entendi, é um mito, obrigada, por me esclarecer. Eu já havia ouvido algo, mas nunca me interessei pelo assunto de "Lilith. Paz

Cláudio Nunes Horácio disse...

Adorei a resposta do Anselmo, faço dele as minhas palavras. Bj

Eduardo Medeiros disse...

essas questões me parecem tão infantil...

adão e eva nunca existiram, são mitos simbólicos. todas as religiões antigas tiveram seus adões, seus homens primordiais.

lilith é um mito judaico da mulher fatal, sensual e provocante.

agora, a coisa mais infantil ainda é dizer que lilith era mito mas eva era um ser real e histórico...

beijos

disse...

xiiiiii Danou-se de vez.kkkkkkkkkk
Eu mereço.

Cláudio Nunes Horácio disse...

Gargalhadas, engole aí o nosso maninho patriarca Rô kkkk, ai Edu, tu é d+. Paz e bem.

disse...

Chegou o patriarca Herege, eu que pensei que a herege aqui fosse euzinha. kkkk

Oséias Balzaretti disse...

Não é possível conceber a existência de dois seres criados por Deus vivendo num paraiso onde não se praticava sexo.

Ora, se eles não faziam sexo, então eles também não bebiam, não dormiam, não comiam; aliás, se comiam, então não haveria nem mesmo o gosto prazeroso do paladar. Ora, que paraiso seria esse? Não seria um inferno disfarçado de jardim?

Essa idéia de que o sexo está carregado de "pecaminosidade" é fruto da teologia agostiniana, cujo teor se encontra profundamente arraigado nos conceitos filosóficos platônicos e aristotélicos.

Os cristãos, por sua vez, assimilaram este conceito adoecido do sexo e o transformaram em algo "obsceno" para os dias que antecederam a queda, no Éden.

Deus criou Adão e Eva, e estes se deleitavam nos prazeres do sexo, antes e depois da queda!

Oséias

disse...

Oséias meu amigo, eu não sei o que é pior, ouvir que sexo é pecado ou ouvir que Adão e Eva nem existiram. kkkkkk
Paz.

Cláudio Nunes Horácio disse...

Uai Rô, ouvir que o paraíso não tinha sexo é pior que esses dois que citou kkkkk. Gargalhadas, paraíso sem sexo, tem cabimento?

Regina Farias disse...

Ah, na boa, eu amo questionamentos infantis assim, principalmente quando não vão mudar minha vida em absolutamente nada rss

Igual ao Cláudio, eu também tomo para mim as palavras do Pastor Anselmo.

Faz todo sentido!

Principalmente com aquele jardim como fundo de pano he he

Beijos a todos.

Regina Farias disse...

Rô,

A parte boa é que um post gera outro post.

Aliás, muito interessante o (post)do Cláudio...

bj

opoderdasescrituras disse...

A paz a todos!!

Entrei na polêmica!! Mas antes uns kkkkkkkkk pelos comentários do Pr Anselmo. Só rindo mesmo, mas o pior é que é verdade!!

Sobre a Professora da Genilda, a tradição Judaica Mística não interpreta o Relato da criação literalmente. Dizem eles que há quatro formas de interpretação dos textos bíblicos, incluindo-se a TORÁ.

A interpretação deles da queda é esotérica/mística/oculta; e revela que o fruto proíbido, na verdade, não era uma "fruta literalmente", era a relação sexual; e esta relação sexual foi primeiramente com a serpente, tendo Eva concebido (Materializado) o "mal" nesta terra, através deste ato. Depois de ter "caido" com a serpente, Eva vendo-se sozinha neste pecado, "procurou/conheceu" Adão. Em suma, concebeu da serpente, e falou que o "filho" era de Adão.

O relato desta tradição judaica pode não ser tão difundido no mundo Ocidental/Cristão, mas, nos círculos judaicos é bem divulgado esta interpretação. Na verdade todo o relato da criação é TOTALMENTE diferente e estranho a nós, Cristãos.

Deus vos abençõe!!

Pr Alex.

ps.: Rô pode pegar a foto do meu blog, em "quem sou". Se desejar outra, me fale que eu lhe mando por e-mail. Fica com Deus.

Robson Aguiar disse...

Irmã Rô,

"O+BROGADO" por compartilhar nossa Postagem.

Abraços!

disse...

Pr. Alex já peguei. Paz!

disse...

Pr. Robson, eu que agradeço, estou me divertindo com seu post. Paz!

Cláudio Nunes Horácio disse...

Obrigado Rê.

Oséias Balzaretti disse...

Rô,

Eu me solidarizo ao meu amigo EDUARDO MEDEIROS, e lhe digo o seguinte:

Ainda que a Bíblia seja muito importante para todos nós, cristãos, porém, ela não deveria ser lida unicamente pelos óculos [embaçados] da ortodoxia.

Há outros modos de se ler o Gênesis sem descaracterizar a verdade por traz das narrativas, ainda que mitológicas.

Abraço

disse...

Bom gente mas a Bíblia diz (conheceu) se refere à primeira relação sexual de um casal,portanto podemos concluir que em Gênesis 4:1 Adão teve a primeira relação sexual com eva portanto período pós-Éden. Alguém pode explicar isso? Ou estou enganada? se estiver me corrijam por favor. Vejamos:
Para começar farei a pergunta Deus cobra o pecado do pai no filho? Antes de responder veja o que eu destaquei do texto acima “o tal não morrerá pela iniqüidade de seu pai”.

1 – Partindo deste principio se Adão e Eva deveram filhos no Éden e eles não comeram da fruta apenas Adão e Eva (Genesis 3: 6, E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela).
Se existiram filhos e a bíblia não relata que eles também comeram da fruta como ficaria a relação entre o versículo 17 de Ezequiel 18 e a expulsão dos filhos que não participaram do banquete com os pais?

2 – Como poderiam ter mantido relações sexuais se no versículo 7 de Genesis 3 diz assim “7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”?

3 – Para esclarecer melhor observe a pergunta que Deus fez a Adão “E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?”

disse...

4 – O versículo 16 de Genesis diz assim, “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. ”

Alguns dizem que Deus não poderia multiplicar o que não existia por isso acreditam que Eva teve filhos no Éden.

Vamos por parte:

Genesis 3
14 Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

- maldita serás – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro.
- sobre o teu ventre andarás – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro.
- e pó comerás – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro.

15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

- porei inimizade – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro.
- esta te ferirá a cabeça – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro.
- e tu lhe ferirás o calcanhar – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro.

16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
- Multiplicarei grandemente a tua dor

- com dor darás à luz filhos – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro.
- teu desejo será – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro.
- ele te dominará – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro.

17 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
– deste ouvidos – Passado fato acontecido.
- comeste da árvore – Passado fato acontecido.
- com dor comerás dela todos os dias da tua vida – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro

18 Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.

- te produzirá – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro
- comerás a erva do campo – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro

19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

- No suor do teu rosto comerás – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro
- e em pó te tornarás – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro

Vamos ver se essa analise tem lógica.

Com dor darás à luz filhos – Faz menção de algo a acontecer no presente e futuro

Observe que Deus em tudo que disse ele entoa com tom de presente e futuro, ou seja, de agora em diante.

Para matar de vez essa cobra, ou melhor, essas dúvidas analisem o versículo seguinte.

Genesis 3:24, E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

O texto não faz citação de filhos e nem mulher, será que Deus deixou os filhos que o casal teve no Éden morando lá? Acho improvável.

O mais interessante se passa no capitulo 4 versículo 1 de Genesis.

“Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. Tornou a dar à luz a um filho-a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.” (Gn 4:1,2)

O texto deixa claro “Conheceu Adão a Eva”, isso foi fora do Éden como cita o capitulo 3 no versículo 24.

25 E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.

disse...

No versículo 1 de Genesis 4 se Adão já teve mantido relações com sua mulher e ela engravidado a frase seria ”tornou Adão a conhecer a sua mulher” e não “Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu”.

A palavra conhecer no texto faz referencia a ter relações sexuais e a mulher engravidar.
E aí gente? Eles tinham relações antes ou pós-Éden?? Cadê todo mundo?

Robson Aguiar disse...

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. Gênesis 4:1
Minha amiga Rô, o texto acima sugere para mim, que Eva estava feliz por que finalmente Deus lhe deu um filho homem. Isto está aparentemente implícito na palavra “alcancei”, pois até o momento ela não tinha alcançado.
E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela. 1 Samuel 1:19

Observe que Elcana já era esposo de Ana há anos, e ela não tinha filhos por ser estéril.

Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre. I Sm. 1.5
E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.
Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? I Sm. 1.6-8.

Finalmente, alerto para o fato que Ana fez um voto a Deus para poder engravidar. Está claro, que ela e o seu marido já praticavam sexo antes do episódio do versículo 19. onde lemos o texto “Elcana conheceu a Ana sua mulher” tal como Adão. “E conheceu Adão a Eva, sua mulher”.

Mas, no tocante aos filhos, prefiro me calar, deixando como já disse que cada pesquisador tire suas prórpias conclusões.

Um abraço!

disse...

Entendi Pr. Robson, gosto deste tipo de post, pois nos faz pesquisar, obrigada pelo post foi muito bom.Paz

klebersantos disse...

A Paz do Senhor Jesus!
Olá!!!!!!!!
não sumii não....
estou sempre de olho no seu blog.
Depois vou ler esse comentario e vou comentar,blz!!!!
com mais cuidado......

Em Cristo Jesus
kleber de sá

René disse...

Oi, Rô,

Creio que o Robson já tirou a dúvida quanto ao "conhecer" do texto de Gênesis. É, apenas, uma palavra substituindo a expressão 'relação sexual'. Certamente que eles já se relacionavam sexualmente antes da queda. Principalmente, pelos motivos apontados pelo Anselmo!!!

Quanto aos filhos, devemos lembrar que Deus não muda e Ele diz que o filho não paga pelo erro do pai. Assim, devemos entender que eles não tiveram filhos antes da queda, pois não seria justo algum filho ser expulso para longe da árvore da vida, sem ter pecado.

A palavra "homem", no capítulo 3, v.24, se refere, evidentemente, a mais de uma pessoa, já que sabemos que Eva continuou junto de Adão. Hoje, ainda usamos 'homem' nos referindo a várias pessoas.

E as dores de parto sendo multiplicadas, não seria difícil de entender, uma vez que Deus falava todos os dias com eles e poderia ter dito, numa dessas conversas, que Eva sentiria um certo "desconforto", ao dar a luz e começar a cumprir Seu mandamento para encher a terra. Ou será que eles não falavam sobre coisas pessoais com Deus? Se não, falariam sobre o quê?

Bj e Paz!

disse...

Entendi René, obrigada. Paz.

Presb. Fabio Scofield disse...

Olá! Irmã Rô, Graça e Paz...


Parabéns pelo polêmico tema, nos precisamos mesmo destes temas, para nós levar a meditação Bíblica, pois temos lido muito, mas meditado muito pouco.
Quanto ao assunto da postagem "Adão e Eva praticava sexo antes da queda?", antes de dar a minha opinião, eu quero dizer que assuntos bíblico ocultos sempre mexeu com a nossa curiosidade, e não é de se admirar que até teólogos venham arriscar alguma opinião, ou mesmo tentam revelar o mistério e venham cometer algum tipo de erro. Quero deixar claro a luz das escrituras, que o que esta oculto conforme o texto de Dt-29:29, não existe chaves bíblicas capaz de nós ajudar a revelar, por mais "doutor em divindade", que venhamos nos tornar; o secreto sempre pertencerá a Deus, e só Ele pode revelar (Mt-11:25-27),ainda que estes versículos venham confirmar que a bíblia tem a sua revelação geral e sua revelação especial, e esta porem é gradativa e progressiva; como já foi citado na postagem. Porem devemos tomar muito cuidado quando opinarmos em algum assunto bíblico que não tenha contexto correlato.
Temos em nosso meio um conceituado seminário que traz na sua grade de estudo, o tema "A criação", onde o diretor deste seminário afirma que existe uma ruptura entre a Gênese-1:1,2 e a Gênesis-1:3-31, ele e muitos outros estudiosos ao lerem (Is-45:18 e Ez-28:12-19), chegaram a conclusão que Deus não criou o céu e a terra, conforme narrativa de Gênesis, mas sim, Ele restaurou o que Lúcifer destruiu na sua queda, dizendo ele, que ali em Gn-1:1,2, existe uma rachadura profunda da queda de satanás; outro grande e considerado pregador do Apocalipse, prega também sobre as “Sete terras” citando de Gênesis a Apocalipse, e quando ele fala de Gênesis-!:1, ele diz que só vai falar das sete terras a partir dali, porque segundo ele existe um ponto “No princípio criou Deus os céus e a terra.” E, ele acha que este ponto existe ai para fazer uma divisão de uma suposta criação antes da criação da narrativa a seguir. Nesta mesma ordem de interpretação eu vejo o Pr. Robson Aguiar, tentando descobrir se adão e Eva praticavam sexo antes da queda ou não.
Ele sita como ajuda a enciclopédia de dificuldades bíblica de Gleason Archer, chegando até sita a pagina nº 800, porem, o autor abordou o tema do Éden, porem em nenhum momento ele mencionou alguma coisa a respeito do sexo antes da queda, mesmo porque, uma pessoa que está nua e não tinha consciência disso, certamente também não tinha ainda conhecimento de relação sexual. E se o casal fizeram sexo e povoaram a terra antes da queda, então o que não tinha problema por lá, era se casar, já que após o pecado Adão conheceu a sua mulher “ ou seja, teve relação sexual com ela”, e ela veio a engravidar, e o filho era um varão, porque disse: alcancei do Senhor um homem!, Então todos os possíveis filhos gerados antes da queda eram mulheres! E vai por ai esta maluquice chama de teologia. Não revelei os nomes dos teólogos, porque eles têm os seus direito de expor as suas opiniões. Eu só acho que ele não tem o direito é de ensiná-las.
Deus tenha misericórdia de nos, e que continuemos na nossa simplicidade para merecermos conhecer a verdades do Senhor (Mt-11:25-27). Amém!

Deus te abençoe....

disse...

Obrigada irmão Fabio, é de se pesquisar mesmo, acho interessante seu entendimento. Paz!

Elizeu Rodrigues disse...

Eclesiastes revela o seguinte ao homem: viva bem, goze a vida com a mulher q amas!

O casal q não goza desses prazeres inerentes da vida a dois, como carinho, atenção, toques, abraços, beijos e principalmente relação sexual deve apenas vegetar. E Deus criou os vegetais no terceiro dia, não no sexto.

A afirmação sobre os filhos antes é difícil, mesmo com a ordem do Criador de multiplicar, de reproduzir. E esses filhos, foram para onde? Pois eles nasceram quase igual a Jesus, sem pecado. Valeu

Discípulo de Cristo disse...

Prezada irmã Rô.

Permita-me participar expressando minha opinião, em parte por observação das Escrituras, em parte por conjectura:

Não é difícil imaginar que os casais de animais se acariciavam (Sexo) no Jardim do Éden, e que Adão sentindo-se solitário, desejou alguém que fosse osso do seu osso e carne de sua carne.

Enfim, o Senhor concedeu o desejo de Adão, dando-lhe a mulher para que se cumprisse o propósito do próprio Deus em povoar a terra.


Satanás antecipou-se antes que Eva engravidasse e iniciasse no Paraíso um governo de justiça, posto que os filhos do casal não poderiam ser expulsos do Jardim, pois não teriam cometido nenhum pecado, e isso frustraria o plano de Satanás para a queda do homem.

Conjecturo também que, o astuto Satanás deva ter imaginado que o seu lugar no Céu de Deus, assim como os lugares dos anjos decaídos, poderiam ser preenchidos por Adão e seus descendentes, já que Deus não aceitaria ficar desfalcado pelo ato de sua rebeldia(Satanás), sendo Lúcifer, apenas obra de Sua criação.

Paz Seja Contigo,
J.C.de Araújo Jorge

juliano disse...

Muito embora os dois pombinhos praticassem a relação naturalmente, sem culpa e preocupações, creio que não passavam o tempo todo pensando "naquilo".

Wanderley Dantas disse...

Rô, que texto interessante! Estou aqui divagando com meus botões... Abraços!

***Lucy*** Fruto do Espírito disse...

Paz, maninha Rô!

Entre uma especulação e outra de como se relacionava o primeiro casal e as reais consequências da expulsão de Adão e Eva do Paraíso, uma coisa é certa: o Senhor Deus nos deu uma segunda chance, enviando o segundo Adão para nos levar de volta ao Paraíso, a saber a Jerusalém Celestial.

Em Cristo,

***Lucy***

Pb Fernando disse...

Tenho plena convicção que eles praticaram bastante sexo, e como ambos não conheciam pecado, o prazer sexual desfrutado pelos mesmos era pleno.

disse...

Também tenho certeza que eles praticavam sim. rs

msc disse...

Oi, Rô, eu concordo com você. Não tem base bíblica dizer que Adão e Eva tiveram filhos no Paraíso, isso já é uma conjectura demasiadamente absurda! Não devemos ir além do que está escrito. Sabemos que Deus nos revela o que Ele quer. Adão e Eva podem ter tido filhos no Éden e Deus não nos quis revelar, claro! Mas creio que não seja o caso. A Palavra é muito clara ao relatar a concepção do primeiro filho de Eva, Caim. Se Adão e Eva tivessem filhos no Paraíso, eles seriam sem pecado, pois teriam nascidos antes da queda. O que diz a Palavra? Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Isto é, toda humanidade é pecadora, porque o primeiro homem pecou, e todos somos descendentes de dele. Creio também que não houve sexo entre Adão e Eva, porque eles não viam que estavam nus, ou seja, não se importavam com a sua nudez. Como duas crianças de sexos opostos que se veem nuas e não têm maldade. A partir do momento que se olharam, aí eles tiveram desejo sexual. Porque era a hora de isso acontecer. O sexo entre duas pessoas casadas não é pecado, mas é um desejo carnal, isso ninguém pode negar. Não havia espaço para a carne no Jardim. Além disso, o Éden representava a Nova Jerusalém Celestial, onde não vai haver sexo. A mesma árvore da Vida que estava no Éden, estará também na Santa Cidade. Deus ordenou que eles deixassem pai e mãe para se unirem e se tornarem uma só carne. Por acaso Adão e Eva tiveram pai e mãe? Não! Então, quando Deus ordenou que eles se unissem e fossem ambos uma só carne e multiplicassem a terra, não significa que foi no Jardim, eles cumpriram toda a Palavra de Deus quando saíram fora do Jardim. Foram ambos uma só carne, tiveram filhos, e seus filhos deixaram pai e mãe para se unirem à suas mulheres. É perfeitamente compreensível. Mas graças a Deus que não precisamos ter certeza dessas coisas para a Salvação!

Abraços,
Midiã

Palavra de Cristo disse...

Oie!

Ouvi algumas pessoas dizendo que o propósito natural de Deus era que o sexo fosse somente para procriação, daí o relato de Gn 1:26, 27 para que o casal fossem fecundos. Segundo essa linha de pensamento, o casal foi contrário à natureza de Deus ao cometer o ato antes do período apropriado (a fêmea deveria entrar no cio, como os demais animais), daí a causa das consequências do pecado.
.
Isso é comparado a uma criança molestada sexualmente, cuja inocência jamais retornará como era antes devido a um ato praticado antes do devido tempo.

Sabrina disse...

Texto perfeito e sábio! " As coisas não reveladas pertencem ao Senhor..."
Se existe algo que me fascina, é a Biblia! É real e ao mesmo tempo misteriosa, maravilhosa ! E para desfrutar sabiamente de sua leitura e poder entender qualquer coisa que hà nela... apenas com a direção do Espirito Santo, e para isso devemos estar transbordando o E.S. , o que nos dá luz e clareza para a interpretação da palavra de Deus. E infelizmente poucos a leem deste modo. A Biblia não nos dá certezas concretas, devemos crer nela, e buscar sabedoria no Senhor para entender o necessário. Qto ao texto deste post, achei perfeito, palavras sábias e de acordo com o meu entendimento, o autor mostra seu modo de pensar sem querer mostrar isso como uma verdade absoluta, isso cabe a cada pessoa, e quem tem muita curiosidade a respeito disso, aconselho que ore e peça sabedoria, o Espirito santo nos dá aquela luzinha de entendimento, mas o mistério ainda vai continuar, e só seremos esclarecidos no céu !!! Eu creio em um Deus perfeito, um gênio, e suas obras são perfeitas. Ele criou nossos corpos em cada detalhe com perfeição, nossos sentidos, nossas emoções. E quando formou Adão e Eva, já os formou com pênis, testículos, espermatozóides, vagina, óvulos , útero... Porque será?? Será que Deus criou estas partes do corpo apenas para serem usadas após o pecado?? Isso não tem cabimento! É tão simples de entender... Creio profundamente que Adão e Eva desfrutavam do sexo (criado por Deus), e que foram fecundos, tiveram filhos...deus criou o corpo da mulher preparado perfeitamente para isso. E isso basta, Se não houve menção destes filhos na Biblia é pq realmente não seria necessário, existe muita coisa que não está explicíta na Palavra, as histórias não estão contadas nos mínimos detalhes, apenas o que serve para nossa edificação e conhecimento do plano de salvação em Jesus !!

Abraços !!

Unknown disse...

Olá - bom dia e bom ano, para tod'os usuários e visitantes, deste interessante blogue... !!!

Desejo que desculpem o que eu vou dizer-vos:

O padre Carreira das Neves, que acabou de editar um livro com o título "Será que deus existe?", esclarece o seguinte...

Eu que sou estudioso bíblico há mais de quarenta anos, sou de parecer, que deus nunca estabeleceu diálogos com elementos da Humanidade, por escrito e de forma tão ambígua e controversa, que na posteridade, só uns poucos de iluminados pelo espírito "santo" o iriam compreender cabalmente...!?!...

Entretanto ele também diz o seguinte: seria muitíssimo fácil para deus, que é omnisciente, omnipotente, omnipresente e absolutamente amoroso e generoso, dialogar directamente com todos os seus filhos humanos sem excepção, se de facto, assim o quisesse.

Ora como a história nos tem mostrado até à actualidade, tudo indica que ele não está interessado em tal comunicação.

Portanto, dado que o conteúdo das "sagradas escrituras" contidas na bíblia são de uma controvérsia super-paradoxal, só pode haver uma interpretação lógica e racional acerca das mesmas:

Deus, não inspirou "ninguém" a escrever fosse o que fosse, que ele não pudesse transmitir a toda a Humanidade, se efectivamente o desejasse.

Portanto, o "sagrado" texto bíblico, é uma espécie de reportagem, mais ou menos poética e dramática do quotidiano hebraico, fruto d'alguns escritores com talento para contar histórias mais ou menos edificantes para educar e distrair o povo nos momentos de descanso.

Depois com o tempo, os líderes naturais com mais carisma, afirmaram de moto próprio e astutamente, que foi o genial criador que lhes transmitiu em exclusividade, que as sentenças por eles escritas em tão "sagrado" livro, eram fruto privilegiado de directa inspiração divina.

Tudo isso, para melhor, governarem as mentes dos seus súbditos, com o mínimo de questionamento e oposição.

Por tal motivo, é que a desobediência, é o crime mais tenebroso e monstruoso de todos, perante uma comandância divina, autoritariamente severa... !!!

Amigavelmente - artur

disse...

Unknown Querido ta desculpado. Mas desde ja te digo que este padre de padre não tem nada, pois põe em duvida se Deus existe. Ele é um ateu disfarçado. srsr Ou seja, me desculpe é um idiota, não perca seu tempo com ele. Se é que é cristão também!!

Unknown disse...

Boa tarde cara Ró:

O sr. Carreira das Neves é de facto um padre católico e professor catedrático de teologia na universidade católica de Lisboa.

Queira ter a simpatia de conferir o seguinte:

«« Deus Existe?
Uma Viagem pelas Religiões
Sinopse: Durante muito tempo considerou-se que as religiões desapareceriam sob a égide da razão, à medida que as sociedades se tornassem mais desenvolvidas. Em vez disso, num mundo agora globalizado e tecnologicamente avançado, multiplicam-se as manifestações da vida religiosa, assistindo-se mesmo à revitalização de crenças consideradas primitivas, que integraram o movimento New Age.

O Pe. Carreira das Neves, padre franciscano, teólogo e Professor, revisita as grandes religiões que têm prevalecido ao longo dos séculos e aprofunda movimentos que têm surgido mais recentemente, reclamando-se de inspiração divina.

Deus Existe? é um livro magnífico e inovador, capaz de aliciar um vasto público de crentes e não crentes interessados em aprofundar o seu conhecimento do património espiritual da humanidade.»»

Ler mais em...

http://www.presenca.pt/livro/religiao-espiritualidade-e-auto-ajuda/religiao-o-218234/deus-existe/

Entretanto, leia ou assista a vídeos em que ele debate com ateus, como o extinto e notável escritor José Saramago.

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&source=hp&q=padre+carreira+das+neves+livro&gbv=2&oq=padre+Carreira+das+Neves&gs_l=heirloom-hp.1.2.0l4j0i30j0i5i30l2j0i5i10i30j0i5i30j0i8i30.3438.15438.0.27860.26.25.0.0.0.0.437.4403.0j1j11j3j1.16.0...0.0...1c.1.WWaA5KdSQEI

Em "as tardes de Júlia" ele debate e argumenta com ateus, como se pode ver nos seguintes vídeos...

http://youtu.be/ROsNvFWWbOw

amigavelmente - artur

Unknown disse...

Boa tarde cara Ró:

O sr. Carreira das Neves é de facto um padre católico e professor catedrático de teologia na universidade católica de Lisboa.

Queira ter a simpatia de conferir o seguinte:

«« Deus Existe?
Uma Viagem pelas Religiões
Sinopse: Durante muito tempo considerou-se que as religiões desapareceriam sob a égide da razão, à medida que as sociedades se tornassem mais desenvolvidas. Em vez disso, num mundo agora globalizado e tecnologicamente avançado, multiplicam-se as manifestações da vida religiosa, assistindo-se mesmo à revitalização de crenças consideradas primitivas, que integraram o movimento New Age.

O Pe. Carreira das Neves, padre franciscano, teólogo e Professor, revisita as grandes religiões que têm prevalecido ao longo dos séculos e aprofunda movimentos que têm surgido mais recentemente, reclamando-se de inspiração divina.

Deus Existe? é um livro magnífico e inovador, capaz de aliciar um vasto público de crentes e não crentes interessados em aprofundar o seu conhecimento do património espiritual da humanidade.»»

Ler mais em...

http://www.presenca.pt/livro/religiao-espiritualidade-e-auto-ajuda/religiao-o-218234/deus-existe/

Entretanto, leia ou assista a vídeos em que ele debate com ateus, como o extinto e notável escritor José Saramago.

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&source=hp&q=padre+carreira+das+neves+livro&gbv=2&oq=padre+Carreira+das+Neves&gs_l=heirloom-hp.1.2.0l4j0i30j0i5i30l2j0i5i10i30j0i5i30j0i8i30.3438.15438.0.27860.26.25.0.0.0.0.437.4403.0j1j11j3j1.16.0...0.0...1c.1.WWaA5KdSQEI

Em "as tardes de Júlia" ele debate e argumenta com ateus, como se pode ver nos seguintes vídeos...

http://youtu.be/ROsNvFWWbOw

amigavelmente - artur

Unknown disse...

Caríssima Ró.

Não sou cristão, nem de nenhuma outra denominação que evoque deus como fundamento, para os seus dogmas ou doutrinas.

Todavia respeito e admiro aqueles que praticam o amor ao próximo, tanto como a si próprios, como é o caso dos adeptos da religião da Humanidade...!!!

Amigavelmente - artur

Unknown disse...

Olá, cara Ró:

Apresento aqui mais um "testemunho", em que o sr. Joaquim Carreira das nves, é de facto, um genuíno padre católico...


««Italo Fabian disse...
Eu sou ateu e tive a oportunidade de conhecer o Pe. Carreira das Neves em Portugual. É um homem muito inteligente e de convicções profundas; possuidor de uma capacidade linguística que conheci em poucos.

O artigo em si carrega um preconceito fundamentalista natural de quem nasceu acreditando que a bíblia é a “palavra de Deus” no sentido mais literal possível, porém se questionado: “Como você sabe que a bíblia é a palavra de Deus?”, ele possibelmente diria que “no verso tal diz assim”, ou seja, apontarão para a própria bíblia como resposta ao porquê d’Ela “ser” a “palavra de Deus” e isso é o mesmo que perguntar ao ladrão se ele cometeu o roubo, ou seja, não faz sentido, pois se querem demonstrar que a bíblia é a Palavra de Deus teriam que fazer isso sem apelar para a mesma, o que se constitui em uma falácia, conhecida como egocentrismo ideológico.»»

para mais leitura...

http://averdadeiraidadedastrevas.blogspot.pt/2010/06/outro-apostata-e-traidor-pe-joaquim.html

Amigavelmente - artur

Unknown disse...

Olá cara Ró - bom dia...

Você escreveu:

«A ira de Deus é o resultado dEle ser justo. Deus é amor, mas não tolera o mal. O problema é que o homem quer amar mais do que Deus e ser mais justo que Deus a ponto de que, se pudesse salvaria até o diabo. Rô Moreira»

Esclareça-me o seguinte: na sua opinião deus é omnisciente?

Se na sua opinião, efectivamente deus é omnisciente, então ele sabia que antes de criar o Homem, Adão & Eva iriam desobedecer-lhe apesar dele apreciar ser absolutamente obedecido; e em consequência teria de puni-los com a dor e a morte...

Ora se ele é de facto omnisciente e detesta o mal, que supostamente não existia antes dele criar e sendo absolutamente ciente desse futuro evento, consequência da sua decisão de criar, porque razão em sua opinião,apesar desse conhecimento antecipado mesmo assim criou os motivos para a existência do mal, se ele próprio, não for malvado...???

Será que ele queria experienciar
a amorosa ira que iria sentir, quando fosse desobedecido, dado que sabia perfeitamente que iria ser desobedecido, e que em seguida se iria "justamente e amorosamente irar"...???

Que é que lhe parece caríssima Ró, deus tem alguma legitimidade para se irar se realmente for omnisciente?

Amigavelmente - artur

Jônjôn Botêlho disse...

Artur unknown.

Meu caro semelhante. Não queira comparar Deus em sua plenitude com meros animais mortais como somos nós. Necesitados ao extremo, pragados de males. Quando ele se revela em sua palavra santa (separada de toda outra palavra), o faz por meio de linguagem humana pra
Transmitir o que sua infinita sabiduria quis revelar pra que poe meio da edificação de seus eleitos e admiradores, mostrasse sua inestimável glória sobre toda gloria.

Nenhum homem jamais falou como Jesus

Carlos Roberto disse...

Olha amiga. Jesus cristo mostrou claramente como deveria ser. Ele nasceu de uma virgem sem ato sexual. Os filhos viriam atraves da palavra de Deus nascidos atravez do aja. A serpente sendo uma besta e não em reptil e toda ereta como o homem seduziu eva. Eva era a arvore do conhecimento e Deus era a arvore da vida. Se for te contar tudo vai dar um texto bem grande. Espero que tenha entendido. Vai devagar que você descobre.pesquise a visão de william branham no jardim do edem e você vai compreender o que realmente aconteceu la.

Carlos Roberto disse...

Pesquise william branham

disse...

rsrs Ah!! sim, muito obrigada pela dica, estou muito interessada nisso. rsrsrss

Carlos Roberto disse...

Rô olha eu sei que tentaram te explicar varias coisas mas acho melhor você ligar pro meu claro. Quero te fazer uma declaração sobre o que verdadeiramente aconteceu no edem. E outra coisa vou te dar provas concretas e científicas disso. 21 968402942.

Pr. Anselmo Melo disse...

Carambas... Que bom voltar a esse post e conhecer uma pessoa que foi testemunha ocular dos fatos ocorridos no edem. O cara inclusive tem provas cientificas.E só para facilitar nossa vida ainda deixou o telefone. Uaaaaaaaauuuuuu.... Isso é realmente demaisssss. Para minha cabeça é claro... me perdoem, mas não resisti.

disse...

Pois é Anselmo, deixou até o telefone. rsrsrs Só rindo meu amigo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Se depender de heresias desses líderes, já temos o HEXA! rs rs

Se depender de heresias desses líderes, já temos o HEXA! rs rs

Eu não aguento mais.

Eu não aguento mais.