Subscribe:

23 de março de 2011

Não Desperdice seu Câncer

Eu tinha um texto em mente para postar nessa quarta até receber esse do John. Mudança de planos!
Como precisamos voltar a essa consciência da soberania absoluta de Deus e nos desligarmos desse evangelho triunfalista. Que Deus seja glorificado no caos e na paz. Na saúde e na doença. Na alegria e na tristeza. Dele e para Ele são todas as coisas eternamente. Amém! Marcello Comuna.

Por John Piper

"Estou escrevendo estas palavras na véspera da cirurgia do câncer na minha próstata. Creio no poder de Deus para curar — por meio de um milagre e da medicina. Sei que é certo e bom orar pelos dois tipos de cura. O câncer não é desperdiçado ao ser curado por Deus. Ele recebe a glória — e isto porque o câncer existe. Então, não orar pela cura pode desperdiçar seu câncer. Mas a cura não é o plano de Deus para todos. E existem muitas outras formas de desperdiçar seu câncer. Estou orando por mim e por você, para que não desperdicemos esta dor ."

1. Você desperdiçará seu câncer caso não creia que isto foi planejado por Deus

Não diga que Deus apenas usa nosso câncer, mas que não o planeja. O que Deus permite, ele o faz por uma razão. E está razão é sua vontade. Se Deus prevê desenvolvimentos moleculares tornando-se cancerígenos , ele pode deter isto ou não. Se não, ele tem um propósito. Por ser infinitamente sábio, é correto chamar este propósito de plano. Satanás é real e causa muitos prazeres e dores. Mas ele não é a causa última . Assim , quando ele atacou Jó com úlceras (Jó 2:7), Jó atribuiu-as a Deus (2:10), e o escritor inspirado concorda: “e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado” (Jó 42:11). Se você não crê que seu câncer lhe foi planejado por Deus, você o desperdiçará.

2. Você desperdiçará seu câncer caso creia que ele é uma maldição , e não uma bênção

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” ( Romanos 8:1). “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós ” (Gálatas 3:13). “Contra Jacó, pois, não há encantamento , nem adivinhação contra Israel” ( Números 23:23). “Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.” (Salmos 84:11)

3. Você desperdiçará seu câncer caso procure conforto em suas chances em vez de procurá-lo em Deus

O plano de Deus em relação ao seu câncer não é treiná-lo no cálculo de chances racionalista e humano . O mundo consegue conforto em estatísticas . Os cristãos não . Alguns contam seus carros (porcentagens de sobrevivência) e outros contam seus cavalos (efeitos colaterais do tratamento), mas nós confiamos no nome do Senhor, nosso Deus (Salmos 20:7). O plano de Deus é claro em 2Coríntios 1:9: “portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte , para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos”. O objetivo de Deus relativo ao seu câncer (entre várias outras coisas boas) é derrotar a autoconfiança em nosso coração para podermos descansar completamente nele.

4. Você desperdiçará seu câncer caso se recuse a pensar na morte

Todos nós morreremos caso Jesus não retorne em nossos dias. Não pensar sobre como seria deixar esta vida e encontrar Deus é tolice . Eclesiastes 7:2 diz: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete ; porque naquela se vê o fim de todos os homens , e os vivos o aplicam ao seu coração”. Como você pode aplicar esta verdade a seu coração se não pensa nela? Salmos 90:12 diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Contar seus dias significa pensar sobre quão poucos eles são e que terminarão. Como você conseguirá um coração sábio se você se recusa a pensar nisto? Que desperdício , caso não pensemos sobre a morte.

5. Você desperdiçará seu câncer caso pense que “vencê-lo” significa sobreviver e não aproximar-se de Cristo .

Os planos de Deus e os planos de Satanás para seu câncer não são os mesmos. Satanás deseja destruir seu amor por Cristo. Deus planeja aprofundá-lo. O câncer não vencerá se você morrer, apenas se falhar em aproximar-se de Cristo. O plano de Deus é privá-lo do alimento do mundo e satisfazê-lo com a suficiência de Cristo. Isto tem o objetivo de ajudá-lo a dizer e a sentir: “tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor”. E saber, portanto, que “o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 3:8; 1:21).

6. Você desperdiçará seu câncer caso gaste muito tempo lendo sobre o câncer e não o suficiente a respeito de Deus

Não é errado ler sobre o câncer . Ignorância não é virtude. Mas, o desejo de saber mais e mais, e a falta de zelo pelo conhecimento contínuo de Deus é sintomático no incrédulo . O objetivo do câncer é acordar-nos para a realidade de Deus, colocar sensações e força no mandamento “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Oséias 6:3), acordar-nos para a verdade de Daniel 11:32 : “O povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas”, tornar-nos carvalhos indestrutíveis e firmes : “antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.” ( Salmos 1:2,3). Que desperdício lermos dia e noite sobre o câncer e nada a respeito de Deus .

7. Você desperdiçará seu câncer caso se isole em vez de aprofundar seus relacionamentos manifestando afeição

Quando Epafrodito trouxe os presentes enviados pela igreja de Filipos para Paulo, ele ficou doente e quase morreu. Paulo diz aos filipenses: “porquanto ele tinha saudades de vós todos, e estava angustiado por terdes ouvido que estivera doente” (Filipenes 2:26). Que reação maravilhosa! Não diz que estavam angustiados porque Epafrodito estava doente , mas que ele estava angustiado porque os filipenses ouviram que ele estava doente. Este é o tipo de coração que Deus pretende criar com o câncer: o coração profundamente afetivo e preocupado com as pessoas . Não desperdice seu câncer voltando-se para si mesmo .

8. Você desperdiçará seu câncer caso se entristeça como quem não tem esperança.

Paulo usa esta expressão para designar pessoas cujos entes queridos haviam morrido: “Não queremos, porém , irmãos , que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança” (1Tessalonicenses 4:13). Existe tristeza na morte. Mesmo para o crente que morre, há uma perda temporária — a perda do corpo, de entes queridos e do ministério terreno. Mas a tristeza é diferente — é permeada pela esperança: “desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor” (2Coríntios 5:8). Não desperdice seu câncer ficando triste como quem não tem esta esperança .

9. Você desperdiçará seu câncer caso trate o pecado tão normalmente quanto antes.

Seus pecados freqüentes permanecem tão atrativos quanto antes de você ter câncer? Se a resposta for afirmativa, então você está desperdiçando seu câncer. O câncer foi planejado para destruir o apetite pelo pecado. Orgulho, ganância, luxúria, ódio, falta de perdão, impaciência, preguiça, procrastinação — todos estes são adversários que o câncer deve atacar. Não pense apenas em lutar contra o câncer. Pense também em usá-lo. Todas estas coisas são piores que o câncer. Não desperdice o poder do câncer para esmagar estes adversários. Deixe a presença da eternidade tornar os pecados temporais tão fúteis como eles realmente são. “Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo ?” (Lucas 9:25).

10. Você desperdiçará seu câncer caso falhe em utilizá-lo como meio de testemunhar a verdade e a glória de Cristo.

Os cristãos nunca se encontram em determinado lugar por acidente. Existem razões para as quais somos levados onde estamos. Considere o que Jesus diz sobre circunstâncias inesperadas e dolorosas: “Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Isso vos acontecerá para que deis testemunho” (Lucas 21:12-13). Assim também é com o câncer. Essa será uma oportunidade para testemunhar. Cristo é infinitamente digno. Aqui está uma oportunidade de ouro para mostrar que Jesus vale mais que a vida . Não a desperdice.

Lembre-se de que você não foi deixado sozinho; terá a ajuda necessária: “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus” (Filipenses 4:19).

Fonte:
Por John Piper. © Desiring God. Website: desiringGod.org

Tradução: Josaías Júnior

Revisão: Rogério Portella

Extraído de: monergismo.com

21 comentários:

Cláudio Nunes Horácio disse...

A verdade da soberania de Deus tem sido negligenciada imensamente em nossos dias, é uma doutrina impopular e preterida por milhares de pessoas. Acho fundamental textos como este que expõe a alma da revelação de forma transparente e lúcida. Muito bom! Graça, paz e todo bem de Jesus.

disse...

"Que Deus seja glorificado no caos e na paz. Na saúde e na doença. Na alegria e na tristeza. Dele e para Ele são todas as coisas eternamente".

Toda honra seja dEle, minha confiança esta em Cristo. De eternidade em eternidade tu és Deus!
Interessante que no dia 22 de março um recesso ministerial que me levará a me ausentar-me da [igreja batista] Bethlehem a partir de 1º de maio até 31 de dezembro de 2010. Entendemos que seria útil poder explicar isso por meio de uma carta que acompanhasse este sermão.
Ele pediu licença para cuidar da família e do seu casamento. O considero um pregador maravilhoso. Homem chamado por Deus e perseverante na fé!

Leiam aqui mesmo neste blog
http://mulheresabias.blogspot.com/2010/05/dr-john-piper-pede-licenca-para-cuidar.html

Simone Faith disse...

Gente,
Que texto poderoso este que acabo de ler!
Aleluia!
E pensar que eu tenho deixado de glorificar ao Senhor por coisas tão mínimas!

Ligian disse...

Oi Rô!
A certeza da soberania de Deus sobre todas as cosias é o que me tem dado forças em relação a todos os aspectos da minha vida. Quando vejo meus queridos que ainda não conhecem a Cristo, penso que o único Deus Soberano é aquele que pode transformar o coração de cada um deles e me consolo. Graças a Deus não depende de mim, falha e pecadora que sou! O que quero dizer com isso é que creio na mão de Deus em cada partezinha da nossa vida, inclusive nessas em que não conseguimos enxergar muita luz e ler esse texto confirma isso e dá ainda mais determinação.
Ler os textos de Piper sempre é maravilhoso! Não vejo a hora de ouvi-lo pessoalmente em outubro na Conferência Fiel!
Um abraço e obrigada por compartilhar esse texto...

Ciro Sanches Zibordi disse...

Todos nós temos a tendência de ver certas dificuldades da vida como coisas negativas. Mas o texto acima nos estimula a ver o lado positivo de todas as coisas, haja vista, no caso do salvo, todas elas contribuírem para o bem dos amam a Deus.

Um abraço, Rô.

Ciro Sanches Zibordi

soniaconslt disse...

Acreditar em Deus.
Passando para te desejar um bom dia.

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

NUNCA lí nada tão GRANDIOSO, tão MARAVILHOSO.É O SERVO TOTALMENTE DEPENDENTE DO PAI.Vamos todos morrer um dia?! SIM! Então teremos de morrer de alguma enfermidade; ou seremos todos Arrebatados?! Por que não aceitar a ENFERMIDADE como consequência natural do corpo?! Se o céu é o que queremos! por que não querer morrer para ver JESUS face a face?! Por que não tornar uma ENFERMIDADE uma linda experiência de FÉ?!Uma mudança na família, uma mudança pessoal?!Um encontro REAL?!Será que queremos ir mesmo para os CÉUS?!
LINDA EXPERIÊNCIA!!!SÓ se pode falar assim...quem está vivendo o momento.
QUE DEUS O ABENÇÕE MEU IRMÃO.Hoje! DEUS te usou para MUDAR o meu CORAÇÃO.E isso...É MILAGRE!
Beijos Rô.
fica com deus.

Nair Morbeck Sobrinha disse...

Tremendo!Amo John Piper, um homem que conhece a Deus e vive o que o que ele ensina..Boa escolha de texto mana..vc é uma benção!

E que não nos esqueçamos:
"Lembre-se de que você não foi deixado sozinho; terá a ajuda necessária: “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus” (Filipenses 4:19)."

Shalom

disse...

Deus falou comigo hoje através deste texto tremendamente, quando se refere a enfermidade. Deus seja louvado sempre!

Casal 20 disse...

Rô, que escolha sábia, que mensagem pertinente e relevante.

Maravilhoso!

Parabéns!

Dc. Carlos Torres disse...

"O câncer não vencerá se você morrer, apenas se falhar em aproximar-se de Cristo".
Poderoso isso!
Pensei! Vou dar uma passadinha (rápida) no blog da Rô. Que nada, isso é impossível!

Minha irmã um texto desses nos edifica e nos alimenta. Um tributo ao Evangelho puro e genuíno, e que verdadeiramente nos "salva" e que o grande "EU SOU" está no controle de todas as coisas.

Que enviou o CRISTO para nos reconciliar com ELE e nos dar VIDA ETERNA.

E a vergonha para aqueles que pregam um evangelho falso sem vida e fé em si mesmo, já nascem doentes em seus pecados vivem em um estado terminal constante com enfermidades espirituais e enganam a todos. É um evangelho sem contexto, pirateado, de pretexto, falsificado, sem "Graça" e manipulado.

São conteúdos assim que me faz continuar a escrever!
DEUS é SOBERANO e ABSOLUTO!
Paz!

Prof Damasceno disse...

Oi, Rô, graça e paz...

O texto é, sem nenhum exagero, recheado de simplicidade com uma profundidade pujante...

Continue garimpando essas pérolas e nos presenteie com elas...

Tô lhe seguindo...

Se a amada entender de ser recíproca, será muito bem vinda...

Cheguei até seu blog por indicação de uma amigo em comum, Pr Ciro.

Nos laços do Calvário,
Prof Damasceno

disse...

Prof Damasceno, terei o maior prazer em segui-lo também, e seja bem vindo!

Cida Kuntze disse...

Que texto!!!
"Que Deus seja glorificado no caos e na paz. Na saúde e na doença. Na alegria e na tristeza. Dele e para ele são todas as coisas eternamente, Amém!
Não pude deixar de citar Marcello.

Estamos orando por um adolesecente da igreja onde congrego. Ele está com câncer nos ossos que já se alastrou pra medula e pulmões. Está já numa cadeira de rodas e só um milagre para salvá-lo.
Mas temos orado pois o Senhor tem em Suas mãos o futuro desse adolescente de apenas 13 anos.
E pro nosso consolo, fiquei sabendo ontem que a irmã dele falou que ele está super tranquilo e feliz, ela disse que ele tem colocado a sua vida nas mãos do Senhor e tem descansado nEle. Amém!

Minha mãezinha querida faleceu com câncer. Os últimos 6 meses de vida foram numa cama, sem poder nem sentar, ou comer. Ela todos os dias tinha uma experiência com o Senhor e nós éramos grandemente edificados com o seu testemunho.
Do dia que ela dormiu no Senhor estávamos ao seu lado e nos despedimos, para um dia, quando Jesus vier nos buscar, nos reencontrar na eternidade.

Gostei muito desse texto.
Um grande abraço!

Conexão da Graça disse...

Muito bacana o texto Rô.O Piper é um cara sério e homem de Deus.Valeu, Franklin

João Dórea disse...

Olá irmã! quanto tempo?

estou de volta para postar no seu blog, rere. A palavra do Pator Pipper é válida e como eu creio.

Tudo está no controle de Deus, porém em meio a tendência do materialismo das coisa espirituais, as pessoas não consegue ver isso.

Foi muito importante para o meu eleuma espiritual ler este post.

fica na paz que só o Senhor Jesus pode dar.

disse...

Olá Pr.João, quanto tempo mesmo, pensei que tivesse sido arrebatado homem de Deus, eu pensei: Pronto a igreja subiu e eu fiquei, será? kkkkkkk

Seja bem vindo Pr. João!!

Marcia Gonçalo disse...

Saudades amada, post maravilhoso!!
Deus abençoe!!
bju

Pra.Thaís Itaborahy disse...

Hoje li várias postanegsn no seu blog Ro, inclusive a biografia. Muito bom saber mais de vc.

Deus te abençoe muito e que o Senhor realize em vc todos os seus sonhos.

Bjim no coracao.

Pra Thaís Itaborahy

www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

helena disse...

Beleza de texto! muito bom mesmo! parabéns ao maninho Marcello! bjs Rô

Suely - HD disse...

Olá Rô,

Tem muita coisa boa p/ ler em seu blog.

Vou me atualizar.

beijos
Suely

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...