Subscribe:

17 de setembro de 2013

O Misticismo na Igreja Evangélica. Quanto maior a ignorância bíblica, mais forte o misticismo.



                                      Raniere Meneze

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Mateus 24:24

Algumas Igreja evangélica hoje, é sinônimo de concentrações de pessoas e múltiplas manifestações físicas, gente que marcha como soldado de um lado para o outro, gente que fica rodopiando e gesticulando como animais, ruídos estranhos, experiências de “sair” do corpo e voar por cima das outras pessoas, visões de anjos e pétalas de rosas caindo do céu, visões de entidades monstruosas, viagens ao céu, viagens ao inferno, enfim, fanatismo e êxtase.

As pessoas querem transcender. A busca da embriaguez mística é o objetivo dos cultos. Falar em linguagem estranha, ter visões e “profetizar”, ser arrebatado em espírito, “voar”, etc. Essas coisas têm muito mais semelhança com o misticismo afro-indígena. Não há qualquer tradição judaico-cristã nessa contemplação do incompreensível.

Em geral, a religiosidade evangélica de hoje está abraçada a uma espécie de neopaganismo. O conceito do panteísmo ganhou nova roupagem. Deus agora “é fácil”. A Bíblia não é mais a única regra de fé e prática como diziam os antigos cristãos. Quanto maior a ignorância bíblica, mais forte o misticismo.

A fórmula “mágica” é esvaziar o púlpito de todo conteúdo doutrinário objetivo e encher as pessoas de revelações subjetivas e emocionais. Temos adoradores com paralisia intelectual!

O movimento carismático é uma forma moderna de misticismo, porque é fundamentado não na doutrina dos apóstolos, mas num conceito de fé irracional e irreal. O movimento é atraente porque muitas pessoas não querem CONHECER as Escrituras, mas querem “algo mais” querem uma “segunda benção”

John MacArthur Jr., teólogo contemporâneo escreveu: “As experiências místicas não se alinham com a verdade bíblica, elas afastam as pessoas da verdade de Cristo. As pessoas começam a buscar experiências paranormais, fenômenos sobrenaturais e revelações especiais – como se nossos recursos em Cristo não fossem o bastante” (...) “Os sentimentos se tornam mais importantes do que a própria Bíblia”.

Vejam  o resultado de todo esse misticismo.

19 comentários:

JERRI Adriane disse...

Sou Pentecostal,por isso sou ignorante,por ser PENTECOSTAL nada sei sobre JESUS MEU SENHOR E SALVADOR, por ser de tal movimento logo pensam que não quero conhecer as escrituras, SEM DUVIDA ALGUMA AFIRMAM QUE PARA MIM JESUS não é suficiente. Parabéns aos mestres e doutores BIBLIA, pois foram predestinados a cristo, enquanto todo o restante estão destinados a perdição. DEUS TENHA MISERICORDIA DE NÓS PENTECOSTAIS MAS ACIMA DE TUDO POIS CREMOS EM TEU FILHO JESUS CRISTO!

disse...

Não sabia que para crê em Jesus devemos viver de misticismo e encantamentos, colocando as experiencias acima da Biblia. Paz querido!

DEUSA disse...

Muito me alegra saber, que restam muitos que não dão crédito a um evangelho cheio de misturas, um evangelho incapaz de restaurar vidas,um evangelho que entorperce a alma humana mantendo-a cativa. Sendo Cristo a base de toda e qualquer doutrina, tudo que estiver fora dele, Dele não provém, e o que dele não provém...
João 15 esclarece que Jesus é a videira verdadeira (...). Deus multiplique a milhares homens e mulheres dispostos a defender a sã doutrina, o culto racional, uma fé radical na pessoa bendita de Cristo, rejeitemos toda e qualquer doutrina contrária a autoridade máxima das Escrituras, as quais testificam acerca da Verdade. "Quem comigo não ajunta espalha disse o Senhor Jesus"__ "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!"__ Anátema seja outro evangelho que lhes for apresentado, que não o evangelho de Cristo.
Deus seja contigo.

JERRI Adriane disse...

RO não se pode generalizar, em momento algum disse que creio em misticismo e encantamentos, muito menos em minhas experiencias, estou dizendo que na igreja ASSEMBLEIA DE DEUS BELÉM DA qual sou membro não existe este tipo de comportamento, muito menos se ensina misticismo ou magia. A AD BELEM ENSINA A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS, pode até existir em alguns lugares pessoas usando misticismo e tal e se dizem assembleianas , mas posso lhe assegurar que há um grande combate dentro de nossos arraiais contra tais praticas. A nossa denominação se fragmentou e o resultado está ai pra todos verem, porém ainda há homens que mantém a sã doutrina em suas congregaçãoes. POR isso escrevi de maneira ironica, particularmente penso ser exagero dizer que o movimento PENTECOSTAL é um movimento mistico,irracional etc. PAZ que DEUS te abençoe!

francisco alisson teixeira alisson teixeira disse...

Caro jerri o seu comentario mostra que
voce é um inguinorante

Anilson Crivelaro disse...

Sem dzer que existem Ministérios Pentecostais que exige de quem vá ingressar na liderança seja BATIZADO NO ESPIRiTO, ou seja EM LINGUAS ESTRANHAS..... Absurdos....

El Misionero Matsuura Junichiro disse...

É nisso que dá não querer examinar as Escrituras. O povo não quer mais ler, não quer mais buscar a DEUS na Sua Palavra. As Pessoas desejam algo palpável, algo que possam ver. É a Síndrome de Tomé comendo solta. Esse negócio de "roda-pula-sapateia-marcha-bate-com-a-cabeça-na-parede-rola-pelo-chão-tira-a-gravata-pelo-pé-tira-o-sapato-pela-cabeça" não passa de puro misiticismo. E o misiticismo NÃO PROVÉM DE DEUS. Sou pentecostal, mas não sou um suicida intelectual. Deve ser por isso que sou tão criticado em minha igreja. Não concordo, E JAMAIS CONCORDAREI, com certas "maluquices" no meio do povo que se diz cristão. Não sei falar em língua estranha, e não estou interessado em aprender, porque, mesmo falando em português claro, o povo não me entende, nem me leva a sério. Então, para que falar em língua estranha?
Nem DEUS pede que cometamos suicídio intelectual. Então, quem é o homem para se achar no direito de EXIGIR isso?

Priscylla BS disse...

“Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, VEIO O SEU
INIMIGO, E SEMEOU O JOIO no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio”. Mateus 13.24-25

Ser pentecostal é crer no Espírito Santo como consolador, como ele se manifesta em cada um: é de cada um com Deus. Porém, será cobrado, no dia do Juízo, de quem muda a Palavra de Deus. Hoje o diabo abre igrejas que se diz cristão, pois sabe que muitas almas procurará caminhos largos. E se o diabo é o pai da mentira só temos dois caminhos: a Bíblia e a Oração.
Que Deus nos ajude a diferenciar o que Espírito do que é misticismo...
A Paz de Senhor...

Nelson Nincao disse...

As falsas experiências dos pentecostais são como uma droga estimulante. Eles só vivem a base de tais experiências e precisam de doses cada vez mais fortes. Se pararem de sentir fortes emoções ou de ter fortes experiências eles ficam desanimados da sua "fé" ou melhor de suas crendices.

Wellington disse...

Colocar todos os pentecostais em um saco e dizer que são burros é no mínimo idiotice.

joelantiqueira disse...

Romanos
1:21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
1:22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

1:23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível,
1:24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
1:25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
1:26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
1:27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
1:28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
1:29 Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
1:30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
1:31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
1:32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
668

oliveira disse...

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão... de Mateus Capítulo 7 Versículo 5,julgas os outros mas não olha pra si propria espirito de jesabel.

disse...

Oliveira aprenda primeiro se tu podes julgar ou não e depois nós conversamos ok.
"Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça" (Jo 7; 24).
A luz da Palavra de Deus, aprendemos que não devemos julgar caluniosamente (Mt 7.1,2), mas devemos julgar no sentido de discernir, provar, examinar e emitir opinião embasada na Palavra (Mt 7.15; Jo 7.24; etc.). Por isso, julgo, examino, provo, pois o espiritual discerne bem tudo (1 Co 2.15).Este cara num passa de um sofista.

Ulisses Araújo disse...

Tenho um grande amigo pentecostal e na Igreja dele não tem essas coisas. No pentecostalismo clássico isso não acontece.

Jeferson Silva disse...

Cliquei e me arrependi...não tinha visto o nome do site...tem que ler mais sobre a história da igreja que não pode ser ignorada aí vai ver como o espírito santo agia sem misticismo mas agia de forma sobre natural sim

disse...

Eu não me arrependi de aceitar seu comentário. Resolvi deixar ai sua ignorância teológica. rs

Verdades na Bíblia que poucos conhecem disse...

www.convertidos.com.br Pregação do EVANGELHO DE JESUS PELO ESPÍRITO SANTO SEM TEOLOGIA... Acessem também o Canal do Youtube (TV SALVAÇÃO)

Robson Godoy disse...

vocês rasgaram 1 Coríntios 14 da Bíblia né

Unknown disse...

A paz senhores! Glorifica a Deus por este artigo, porém ingressei na Assembleia de Deus no ano de 1984 e até hoje temos estudado em seminários e hoje sou pastor presidente e não somos desleais a palavra, temos equilíbrio e duas vezes na semana temos estudos bíblicos sistemáticos, por outro lado nos relacionamos muito bem com nossos irmãos tradicionais. Hoje não vale a pena generalizar. Caso tenham condições busquem conhecer trabalhos sérios nos diversos segmentos, pois há (poucos), pessoas inteligentes, honestas e bem intencionadas nos círculos pentecostais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...