Subscribe:

31 de outubro de 2013

A soberana predestinação de um povo, não somente de uma nação


 Rô Moreira

A predestinação e a eleição é a escolha da parte de Deus de pessoas que a Bíblia chama de um povo, "os meus eleitos e escolhidos", para viverem a vida eterna e, aqui na terra, desfrutarem das promessas do Senhor. É a escolha da parte de Deus por Sua única vontade. Nós sabemos que a predestinação e a eleição são assuntos geradores de polêmicas no meio da tradição da igreja. Mas o meu blog se sente com capacidade e autoridade suficiente para continuar pregando e instando sem cessar em todo o tempo e lugar. Sinto-me obediente ao chamamento e à escolha que me foi feito para pregar as verdades do evangelho. A predestinação e a eleição são o evangelho da absoluta soberania de Deus é o fundamento básico do cristianismo. A predestinação e a eleição começaram antes da fundação do mundo. Não foi por merecimento de alguém, nem por obras, nem por valores ou qualidades próprias, nem pela fé pessoal ou pela excelência de vida que alguém tenha diante de Deus, mas por desejo explícito de Deus, pelo beneplácito de Sua vontade e, naturalmente, por sua grande misericórdia. Deus predestina, chama, justifica e glorifica quem Ele assim determinar. Aliás, Ele já fez tudo com quem Ele quis. Desde antes da fundação do mundo foi assim. Esta é, em síntese, a doutrina da predestinação.
1. Deus escolheu e predestinou seus filhos desde antes da
fundação do mundo.
a) Deus nos escolheu nEle antes da fundação do mundo. (Ef 1:4) “assim como nos escolheu nEle antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis (1) perante ele; e em amor”
 b) Deus nos salvou e nos chamou antes dos tempos eternos. II Tm 1:9 "que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,"
c) Deus nos escolheu desde o princípio para a salvação. II Ts 2:13 "Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,"
d) Os vasos de misericórdia, Deus os preparou de antemão. Rm 9:23 "a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão (2)," e) Antes que Deus nos formasse no ventre de nossa mãe, Ele nos conheceu. Jr 1:5 "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.”
 f) Deus chama as gerações desde o princípio. Is 41:4 "Quem fez e executou tudo isso? Aquele que desde o princípio tem chamado as gerações à existência, eu, o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.

" 2. Ser "Predestinado e Escolhido para a Salvação" não depende do nosso livre arbítrio, mas sim, da vontade de Deus.
a) Predestinados e escolhidos segundo a vontade dEle. Ef 1:11 "nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,"
b) Não me escolhestes vós, mas eu vos escolhi. Jo 15:16 "Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda."
 c) Nos predestinou para sermos Seus filhos. Ef 1:5 "nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,"
d) Eleitos segundo a presciência de Deus. I Pe 1:2 "eleitos, segundo a presciência(3) de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas."
e) Fui achado pelos que não me buscavam e me manifestei aos que não procuravam por mim. Rm 10:20 "E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim." 3. Crerão em Jesus Cristo somente os que estão ordenados (predestinados) para a vida eterna. a) Creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. At 13:48 "Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se(4) e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna."
 b) Todo aquele que é da verdade, ouve a minha voz. Jo 18:37 "Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz."
c) Porque aos que antes conheci, também predestinei. Rm 8:29 "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."
d) Aos que predestinei, chamei; aos que chamei, também justifiquei, e aos que justifiquei, a esses também glorifiquei. Rm 8:30 "E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou."

 4. Só se salvarão os que têm os seus nomes escritos no Livro da Vida.
 a) Somente os que estão inscritos no Livro da Vida do Cordeiro. Ap 21:27 "Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação(5) e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro."
b) Será libertado o teu povo (os predestinados que têm o nome inscrito no Livro da Vida). Dn 12:1 "Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro."
c) Regozijai-vos porque os vossos nomes estão arrolados nos céus. Lc 10:20 "Não obstante (6), alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus."
 d) Não apagarei seu nome do Livro da Vida. Ap 3:5 "O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." 5. Cristo foi destinado desde antes da fundação do mundo para salvar unicamente os seus filhos (os predestinados).
a) Cristo foi destinado a morrer antes da fundação do mundo. I Pe 1:19,20 "mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós"

b) Cristo amou a Igreja e se entregou a si mesmo por ela (os predestinados). Ef 5:25 "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela," PALAVRA FINAL: Homens destinados para a perdição fazem da graça de Deus libertinagem . Toda pessoa que nega a Soberania de Deus já é condenada. "Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo".(Jd 4)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...