Subscribe:

10 de outubro de 2013

SAÍ DO ARMÁRIO, SOU DE DIREITA

Cansei das propagandas que pretendem explicar direita e esquerda com clichés mentirosos  que idealizam a esquerda e demonizam a direita.
Por isto resolvi sair do armário. Sou de direita.
Mas como assim Bráulia, você não cresceu em família de tradição socialista e representou por tanto tempo valores costumeiramente associados com a esquerda, como a luta pelos pobres, índios e colonos amazônicos?
 Sim, tudo isto é verdade. Mas ao contrário do Chico Buarque e os intelectuais que param no tempo, não parei. Continuei lendo de tudo e principalmente lendo linhas ideológicas diferentes. Tenho um irmão querido que me questiona em tudo que digo, no blog, no face. Quando lhe pergunto, você leu o que escrevi antes de criticar, ele responde com afrontas: “Não leio o que não presta, não preciso ler burrice para contestar, etc.” Assim é a tradição intelectual esquerdista. Dogmática, hermética, não pratica o sacrilégio de ler os “contrários”.
Pois é, eu ousei fazê-lo. Li David Landes,  Hayek, Friedman, Sowell, Locke, a história americana, Jefferson, os Federalist Papers, e mais um monte de coisas, escritos apócrifos, sacrílegos, praticamente pornografia ideológica. Ousei sair da caixinha, pescar em outro lago, pular a “cerca” intelectual que me restringia.
Li também a Bíblia. Leitura difícil.  A leitura bíblica mais difícil é a que fazemos na intenção de obter um detox ideológico ao invés de buscar afinidade.
E não tenho medo de afirmar que mudei. Não creio que a mudança pra mim tenha representado um abandono dos valores pelos quais vivi até agora.  Pelo contrário,  lamento o quão enganada estive todos este anos pensando que a esquerda ideológica servia os valores pelos quais eu lutava.
koreaPois então aí vai um resumo dos valores básicos que representam o pensamento de direita e o de esquerda. Se você quer contestar ou concordar procure boas leituras antes dos dois lados da questão. Não seja apenas papagaio de clichês. Estude.  E faça você também a sua escolha.

DIREITAESQUERDA
Liberdade individualControle do estado
Estado Servo e pequenoEstado Pai e gigantesco
Liberdade ideológicaControle ideológico
Liberdade religiosaControle das instituições religiosas
Riqueza se produzRiqueza se tira de uns p/ dar a outros
Legisla-se moral sexual que protege crianças, mulheres e indefesosLegisla-se pseudo liberdade sexual que provoca a institucionalização da promiscuidade
Respeito ao direito democráticoManipula-se o direito democrático para se obter o que é “certo”.
O indivíduo define o que é certo pra si desde que não fira ao outro.O Estado define o que é certo.
O Estado defende e protege a igualdade de oportunidadesO Estado impõe igualdade de circunstâncias
Desigualdade  econômica é um fato inexorávelDesigualdade econômica é “evitada” nivelando-se a sociedade por baixo, com exceção dos donos do poder.
Historicamente diminui a pobreza e melhora a qualidade de vida da população em geral (vide EUA)Historicamente achata a população economicamente e produz miséria indescritível (vide ex-Uniao Soviética)
 Ultimato

4 comentários:

Emerson disse...

Excelente, Rô. De direita, siempre.

Fazenda Graipú disse...


magnifico! mas um conselho,cuide de seu irmão, o mais rápido ..... não deixe assim uma pessoa, principalmente os mais queridos.

abraço!

Pb Fernando disse...

Concordo plenamente com tudo que li. Parabéns Rô!!

Geraldo Magela Batista disse...

Seja bem vinda. Saiba que deverá estar preparada para uma severa patrulha ideológica, comumente imposta por esquerdopatas cruéis que não admitem ter seus interesses inconfessáveis e hipocrisia contestados.

Geraldomb

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...