Pular para o conteúdo principal

Gorda? Não, dona de uma beleza ampla.


Solange Lima

Ser gordo é um problema público.
Pelo menos é assim que pensam as pessoas donas de corpos "perfeitos"
Ainda que você seja gordo mas tenha saúde, seus exames médicos estejam ótimos, sua pressão arterial esteja ótima e você sinta-se bem com seu corpo, a sociedade incomoda-se.
Mas, por que?
Tá aí algo que nunca irei compreender.
Talvez essa postagem soe como um desabafo, mas acredite, não é.
Até por que encontrei há muito tempo um dispositivo chamado DANE-SE, que aciono a cada vez que alguém tenta me atingir.
O fato é que existem crianças e muitas pessoas que se deprimem, que ficam expostas e fragilizadas por darem ouvidos as intervenções da sociedade que dita as regras e nelas, diz que ser gordo é proibido.
O mais interessante é que o gordo em sua maioria, vive tranquilo com seu corpo, os outros é que não.
O que incomoda o gordo não é o seu corpo, mas a forma como ele é tratado em razão de seu corpo.
Não existe um gordo nesse mundo que não tenha ouvido dicas de emagrecimento, mesmo não tendo solicitado.
A pessoa olha para o gordo com olhar de piedade, repúdio, julgamento, crítica e quase sempre lança mão de um conselho, uma dica, uma pergunta constrangedora.
Vamos imaginar se todo mundo saísse por aí comentando, dando sua opinião sobre tudo o que não aprovasse no outro, seria mais ou menos assim:


Pessoinha nº 1 - Nossa! Como você engordou.
Pessoinha nº 2 - Nossa! Como sua indiscrição aumentou.
Pessoinha nº 1 - Ai amiga, você precisa se cuidar.
Pessoinha nº 2 - Ai amiga, você precisa se tratar.


Todos nós somos imperfeitos, seja no físico ou no caráter, então, por que me importar, me incomodar com os quilos a mais do amigo?
Guarde sua sinceridade para momentos apropriados, por exemplo, para você mesmo. Ao ser indagado sobre a forma física de alguém, em tendo sido pedida a sua opinião, então seja sincero, eu disse, sincero e não estúpido, caso contrário, guarde sua opinião para você.
Observações sutis quase nunca o são.
Você acha que uma pessoa que está a cima do peso não sabe disso?
Acha que em sendo gorda, não conhece e não já experimentou toda e qualquer receita infalível para emagrecer?
Acreditas realmente que a sua lição de moral fará com que um gordo elimine seus quilos a mais?
Acredita mesmo que só por que superou suas limitações e conseguiu emagrecer e agora é exemplo de superação e força de vontade ganhou o diploma de senhor da verdade que lhe dá o direito de criticar e julgar qualquer pessoa que não siga seu exemplo?
Olhe para suas mãos!
Vê as pedras? Um dia foram lançadas contra você.
Conseguiu juntá-las e fazer seu castelo? Parabéns, agora deixe que o outro erga o castelo dele em paz, no tempo dele e se ele quiser.
Uns são gordos, outros magros de mais, alguns são muito altos, outros muito baixos, uns são carecas, há quem tenha cabelos crespos, outros lisos.... o mais importante é que cada um se respeite e respeite o próximo.
Se você tem o corpo ideal faça de tudo para ter a alma ideal também.
Não é o peso da pessoa que irá determinar seu caráter.
Se você se incomoda com o corpo alheio, pode ter certeza absoluta que há algo em você que incomoda muito mais.


REFLEXÃO DO DIA


"Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida

(Eclesiastes 3:12) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dilma e Gleisi vão a Cuba 'denunciar' situação de Lula no Foro de São Paulo

A ex-presidente Dilma Rousseff e a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, viajam na semana que vem para Cuba para participar do encontro anual do Foro de São Paulo, que congrega partidos políticos e organizações de esquerda da América Latina. Ali, as duas pretendem "fazer uma denúncia" sobre a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que os petistas classificam como "prisão política".


"Eu vou agora para o Foro de São Paulo fazer uma denúncia também. Dilma vai, resolvemos ir para fazer a denúncia do que está acontecendo", disse Gleisi ao Valor PRO. "Nós vamos ter todos os partidos de esquerda e centro-esquerda da América Latina reunidos lá, autoridades. E nós vamos para denúncia internacional." O encontro ocorre em Havana entre o domingo, 15 de julho, e a terça, 17. No site da entidade, já há destaques para a prisão do ex-presidente, como um "Mapa de Mobilização Mundial Lula Livre" e manifestações de políticos e entidades…

Pré-candidato, Collor diz que não se arrepende de confisco da poupança

Ex-presidente falou sobre a prisão de Lula: "uma injustiça"

O ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTC), em entrevista à Folha de S.Paulo publicada nesta sexta-feira (13), afirmou que o confisco das cadernetas de poupança implementado por seu governo "era uma necessidade absoluta" e que "faria do mesmo jeito" se tivesse que voltar àquele momento.


"Era uma necessidade absoluta. Se voltando àquele momento, faria do mesmo jeito. Tem a questão do próprio impeachment, que é uma coisa interessante", disse, ao ser questionado se o gesto foi um equívoco.


"O que houve foi um bloqueio do dinheiro que circulava na economia. A inflação estava em 82% ao mês. Havia instrumentos de especulação financeiros danosos, tínhamos que criar um ambiente em que pudéssemos fazer um congelamento de preços, que é algo terrível, uma medida que a gente deve evitar o quanto possível", disse ele na entrevista.


O senador disse ainda que continuará com a pré-can…

Descontrolada, Gleisi diz que o juiz Sérgio Moro é 'safado e sem-vergonha'; assista

A senadora Gleisi Hoffmann subiu à tribuna do Senado para defender a tentativa de tirar o ex-presidente Lula da cadeia com um habeas corpus ilegal concedido por um desembargador militante no plantão, contrariando o próprio Tribunal, as cortes superiores, e o CNJ. Descontrolada, Gleisi concentrou seus ataques no juiz Sérgio Moro, que ela chamou de "safado e sem-vergonha". Gleisi ainda garantiu que "O Brasil vai pagar muito caro, a democracia brasileira vai pagar muito caro. E eu tenho certeza de que vamos criar situações muito graves no Brasil ainda de instabilidade, a que nós não vamos conseguir dar direção e saída".



Assista: 

Leia também: