Pular para o conteúdo principal

"Nicolaítas - Quem são eles? parteII" - Quem foi Nicolau? segundo Atos 6:5.


Rô Moreira
NICOLAU. Nome próprio formado por dois termos gregos que dão a entender “vencedor do povo”. Ele se converteu em Antioquia ao cristianismo, e foi um dos sete diáconos originais (ver Atos 6:5). Nicolau, prosélito de Antioquia, Atos 6:5.  bem possível que se faça menção aqui ao fato de que era prosélito.. , a fim de mostrar que era gentio puro. O mais certo é que primeiramente se tenha tornado prosélito do judaísmo, e depois se converteu ao cristianismo. Tradicionalmente, esse homem é o fundador da seita herética dos nicolaitas, que podia ser encontrada em Êfeso e em Pérgamo, além de outras localidades, condenada em Apoc. 2:6,15. Tem sido dito acerca dele que ensinava os homens a abusar da carne. (ver Clemente de Alexandria, Strom. üi.; Eusêbio, Histôria Eclesiástica üi.29). No entanto, Clemente de Alexandria descreveu Nicolau como homem bom, embora houvesse nessa época uma seita que praticava a troca de esposas, escudando-se sobre a suposta autoridade de Nicolau.
É evidente que os nicolaitas procuravam obter uma posição de transigência com o paganismo, a fim de permitir aos cristãos participarem de vários costumes e tradições locais, sem qualquer embaraço. Alguns estudiosos têm procurado identificar os nicolaitas com os indivíduos atacados nos trechos de II- Pedro, 2:15 e lud. 11, supondo que sua principal heresia consistia na defesa à lassidão sexual. Existem referências, nos escritos de Irineu, Clemente e Tertuliano, que indicam que essa seita gradualmente se foi identificando como uma organização gnóstica, cujas origens remontavam ao ano 200 D.C. Todavia, outros intérpretes têm negado haver qualquer conexão entre a seita dos nicolaítas e Nicolau, afirmando que o termo nicolaitas se deriva da forma helenizada do apelativo hebraico Balaio.
Por conseguinte, essa seita não teria tido existência real, mas apenas alegórica, pelo que também não teria tido relação alguma com o diácono Nicolau. Tal termo nicolaitas, portanto, podia ser usado de forma lata, por diversos grupos de expressão religiosa duvidosa. Alguns eruditos chegam mesmo a crer que as tradições que identificam o diácono Nicolau com qualquer culto herético primitivo são tão indignas de confiança como aquelas outras que dizem respeito aos Atos apócrifos escritos supostamente por Prôcoro. (Ver Nicolaltas no blog da Rô Moreira) Prosélito de Antioquia.
Isso não indica que os outros diáconos não pudessem ter sido prosélitos, primeiramente do judaísmo e então do cristianismo. O mais provável é que tal epiteto significava que Nicolau foi a primeira pessoa a alcançar projeção; na Igreja cristã primitiva, a não pertencer à descendência de Abraão; e através desse fato o rápido avanço da Igreja cristã por território não judaico é aqui introduzido. Toda essa seção quase certamente se deriva de uma fonte informativa antioquiana. Agora a Igreja cristã se afastava paulatinamente de sua expressão judaica; e esses homens representavam essa expansão.

Comentários

Graça e Paz!

Aprendi um pouco mais sobre Nicolau, valeu, tudo de bom para você, prossiga assim, é raro ver uma mulher tão instruída e sábia.

Que Deus te abençoe cada vez mais.
Graças e paz Rô.

Ultimamente tenho entrado em uma dúvida embaraçosa e não paro de me questionar sobre o ligamento do diácono Nicolau com o nosso querido e amado Papai Noel atual(personagem criado pela Coca-Cola).Qualquer semelhança entre esse dois personagem é boato,difamação,coincidência,verdade...? Sei também que o diácono Nicolau era pagão,se tornou judeu,depois cristão,e voltou adoração ao deus Baal. Se os dois personagens forem o mesmo,não é errado em pensar que nosso Papai Noel não seria um personagem não muito amigável? Sendo que a Coca-Cola apoiou o nazismo(sabendo os reais ideais de Hitler) e fortes indícios de seu criador ser pertencente de seitas ocultas?

Deixarei o meu e-mail caso queira me responder: leobarros1985@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Janaína Paschoal disse: " Se essa dupla acontecer será pra revolucionar o país" na chapa com Bolsonaro

Disse janaína à rádio Eldorado, sobre a possibilidade de ser vice na chapa de Jair Bolsonaero.

E mais: "Se essa dupla não consegue mudar o Brasil, ninguém consegue. São duas pessoas de personalidade muito forte. Não conheço ninguém que ame mais o Brasil do que eu. Para o país , seria algo significativo."
Sequer conhece o Bolsonaro pessoalmente.

Segundo o Antagonista a decisão de topar ou não a vaga- se o convite acontecer de fato- é "séria demais" e demandaria "um longo diálogo com o candidato".
(Convite aceito)

Advogado desiste de defender Lula

Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e um dos principais advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sepúlveda Pertence enviou uma carta ao petista, na sexta-feira passada, em que comunicou sua intenção de deixar a banca de defesa “com pesar”. Segundo dirigentes do PT, Pertence deixou claro que as divergências com outros advogados da causa motivaram a decisão. O manuscrito foi levado a Lula, preso em Curitiba desde 7 de abril, pelo filho de Pertence, Evandro.
Na quarta-feira, o advogado Sigmaringa Seixas se encontrou com Lula em Curitiba para falar que Pertence queria deixar a sua defesa. O ex-presidente foi reticente e disse que não aceitaria que o ex-ministro, seu amigo há 40 anos, saísse da causa.
Na sexta-feira, ao receber a carta de Evandro, Lula repetiu que era contra a renúncia de Pertence e não quis ler o documento, que ficou com ele. O petista e seu advogado devem conversar pessoalmente nos próximos dias para definirem se o medalhão permanecerá ou não na banc…

Com o bolso cheio e a moral esfacelada, Sepúlveda deixa a defesa de Lula

Lula não aceita e chamou Sepúlveda para conversar em Curitiba.
É oficial. O ex-ministro Sepúlveda Pertence não faz mais parte da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em carta, ele anunciou ‘com pesar’ sua intenção de deixar a banca de defesa. A missiva de Sepúlveda foi entregue ao presidiário por seu filho Evandro Pertence. O ex-ministro encerra assim um dos episódios mais tristes e vergonhosos de sua carreira. Sepúlveda enumera diversos episódios que teriam sido preponderantes para a sua decisão, mas o fato marcante foi sem dúvida a verdadeira humilhação a que foi submetido pelo advogado Cristiano Zanin. Segundo o jornal O Globo, Lula disse que não aceita a renúncia. Sepúlveda terá que comparecer a Curitiba para conversar com o petista. O encontro dever ocorrer no decorrer desta semana. Jornal da Cidade