Pular para o conteúdo principal

'Eu sou a Matrix de Deus no carnaval', diz Baby do Brasil, 1ª cantora de trio

Artista comanda o Bloco 'Os Mascarados', junto com o filho Pedro Baby.
Trio sem cordas sai às ruas na quinta-feira (27); foliões brincam fantasiados.



















Baby do Brasil é considerada a primeira mulher a cantar em cima de um trio elétrico (Foto: Reprodução / TV Bahia)
"Eu sou a Matrix de Deus no carnaval", diz Baby do Brasil, a primeira mulher a cantar em cima de um trio elétrico, na década de 70, junto com os Novos Baianos. É com essa afirmativa que a "cantora telúrica" volta a comandar um trio no carnaval de Salvador. Neste ano de 2014 ela traz o filho Pedro Baby, quarto dos seis filhos com o também guitarrista Pepeu Gomes, para acompanhá-la no comando do bloco "Os Mascarados".
"Carnaval é uma coisa muito louca porque para mim me remete aqueles tempos em que a gente colocava os meninos no pescoço, aqui em cima do ombro, e vinha com panela, com vontade de brincar, vendo Dodô e Osmar, Armandinho garotinho, vendo depois o Tapajós. Para mim está acontecendo uma coisa interessante, porque ano passado eu recusei fazer tudo já que o que tinha para mim. Era um trio que eu não considerei em um nível técnico bacana. E esse ano é diferente", lembra a artista.
A cantora volta a capital baiana para tocar músicas próprias e sucessos dos Novos Baianos, grupo que integrou e ajudou a fundar na década de 1970. Clássicos como "Menino do Rio", "Telúrica", "Sem pecado e sem juízo", "Todo dia era dia de índio", "Tinindo Trincando" e "Barrados na Disneylândia" estão na lista.

Baby do Brasil possui uma relação forte com o carnaval de Salvador, desde que integrava a banda formada por Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e outros, ela se tornou a primeira cantora a puxar um trio elétrico. Antes dela, somente Moraes Moreira tinha subido no trio.

Borboletas na Folia

Um dos pontos de maior sucesso no carnaval baiano é a Praça Castro Alves, reduto no qual Baby conhece de olhos vendados. Foi lá que ela se consagrou, sendo estrela do carnaval durante anos. A artista foi, inclusive, um dos nomes que deu força para revitalizar a região.

"Não tem coisa mais gostosa do que ter um trio em um lado, um trio em outro e o dia vai amanhecendo, os pássaros vão chegando, as borboletas aparecendo. É uma loucura, é lindo aquele amanhecer. Os turistas amam, os brasileiros se deliciam, então quem sabe a gente consegue um encontro de trios esse ano. Tudo pode acontecer", diz Baby sobre os encontros de trios na Praça Castro Alves.

G 1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré-candidato, Collor diz que não se arrepende de confisco da poupança

Ex-presidente falou sobre a prisão de Lula: "uma injustiça"

O ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTC), em entrevista à Folha de S.Paulo publicada nesta sexta-feira (13), afirmou que o confisco das cadernetas de poupança implementado por seu governo "era uma necessidade absoluta" e que "faria do mesmo jeito" se tivesse que voltar àquele momento.


"Era uma necessidade absoluta. Se voltando àquele momento, faria do mesmo jeito. Tem a questão do próprio impeachment, que é uma coisa interessante", disse, ao ser questionado se o gesto foi um equívoco.


"O que houve foi um bloqueio do dinheiro que circulava na economia. A inflação estava em 82% ao mês. Havia instrumentos de especulação financeiros danosos, tínhamos que criar um ambiente em que pudéssemos fazer um congelamento de preços, que é algo terrível, uma medida que a gente deve evitar o quanto possível", disse ele na entrevista.


O senador disse ainda que continuará com a pré-can…

Dilma e Gleisi vão a Cuba 'denunciar' situação de Lula no Foro de São Paulo

A ex-presidente Dilma Rousseff e a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, viajam na semana que vem para Cuba para participar do encontro anual do Foro de São Paulo, que congrega partidos políticos e organizações de esquerda da América Latina. Ali, as duas pretendem "fazer uma denúncia" sobre a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que os petistas classificam como "prisão política".


"Eu vou agora para o Foro de São Paulo fazer uma denúncia também. Dilma vai, resolvemos ir para fazer a denúncia do que está acontecendo", disse Gleisi ao Valor PRO. "Nós vamos ter todos os partidos de esquerda e centro-esquerda da América Latina reunidos lá, autoridades. E nós vamos para denúncia internacional." O encontro ocorre em Havana entre o domingo, 15 de julho, e a terça, 17. No site da entidade, já há destaques para a prisão do ex-presidente, como um "Mapa de Mobilização Mundial Lula Livre" e manifestações de políticos e entidades…

Briga entre advogados de Lula se torna explícita e agora envolve familiares

12911
A humilhação a que o abobalhado Cristiano Zanin submeteu o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, extrapolou os limites do bom senso e da discrição e já envolve parentes dos envolvidos. A indignação do filho de Sepúlveda, Evandro Pertence, segundo conta o jornal Estadão, foi estampada no seguinte torpedo disparado contra Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Martins, num grupo de WhatsApp: “Não precisamos de vocês para ter qualquer tipo de protagonismo! Meu pai é e sempre será maior que vocês”. Lamentável que, certamente por dinheiro – não há outra explicação - Sepúlveda se nivele por tão baixo.
Perdemos um grande jurista para o PT. É mais um estrago provocado por esta infame organização criminosa. É também a demonstração da notória inteligência da seguinte expressão popular: "Quem com porcos anda, farelo come."
Informação do Jornal da Cidade