Subscribe:

16 de março de 2014

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Fachada da Sede Mundial da IPDA em São Paulo
De acordo com os resultados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE, a Igreja Pentecostal Deus é Amor, fundada pelo autodenominado missionário David Martins Miranda, chegou ao seu Jubileu de ouro apresentando uma significativa retração no número de fieis. Se comparada a outras denominações que fizeram do discurso milagreiro seu carro-chefe, a IPDA foi a única a apresentar diminuição no número de congregados, diferente de outras denominações como a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Renascer em Cristo e a mais recente denominação milagreira – a Igreja Mundial do Poder de Deus, que ao contrário, aumentaram seu número de filiais, de congregados e de efetiva exposição nos meios de comunicação de massa.
Conhecida pela valorização exacerbada dos usos e costumes como doutrina primaz, e de sua ênfase em milagres (que lhe rendeu fama e crescimento vertiginoso nos anos 80 e 90 devido às concorridas concentrações de milagres realizadas no Brasil e no exterior), e do investimento maciço em programas de rádio, a IPDA coleciona uma série de razões que a levaram e a cada dia a está levando a perder de forma significativa sua membresia para outras denominações e movimentos. Dentre eles, destaca-se principalmente a rigidez estabelecida em relação aos usos e costumes e um consequente fechamento em relação a práticas  exercidas por outras denominações (como o uso da televisão), os constantes escândalos protagonizados pelo próprio Miranda, seus familiares e outros líderes do ministério pelo país afora, e a consequente saída de obreiros do ministério, que por sua vez iniciam uma nova igreja levando após si uma parcela considerável de membros e frequentadores da IPDA. 
O presente artigo tem por finalidade apresentar especificamente a razão da saída de diversos obreiros da denominação, como também compreender um fator bastante significativo e presente em quase todos os casos de desligamento desses obreiros do ministério: a fundação de novas igrejas. Observando atentamente os principais casos de desligamento de obreiros da IPDA, constataremos que a maioria deles deixaram o ministério de Miranda para fundarem uma nova igreja, que em linhas gerais possuem um tipo de trabalho semelhante ao da IPDA. A finalidade desse artigo, que também será fundamentado em resultados obtidos por meio de pesquisa entre obreiros que deixaram a denominação para iniciar um novo trabalho, será também apontar o contra ataque que a IPDA passou a executar após perceber a gravidade das divisões provocadas por esses obreiros.
AS DIVISÕES 
Não é de hoje que a Igreja Pentecostal Deus é Amor vem perdendo um número expressivo de fieis devido aos constantes desligamentos de obreiros que saem para iniciar um novo trabalho: desde os anos 90, lideres de boa expressividade dentro da denominação passaram a discordar das atitudes e imposições da diretoria da igreja provocando uma verdadeira guerra, culminando na saída deles juntamente com um número significativo de pessoas. 
Ademar Lacerda
Em 1991, após conflitos não muito bem esclarecidos, o então presbítero Ademar Alves de Lacerda *, que havia atuado e pastoreado diversas sedes e congregações da IPDA em vários estados do Brasil, iniciou seu trabalho em Curitiba, fundando a Igreja Pentecostal de Jesus Cristo (IPJC). A princípio, Lacerda afirma que foi procurado por um grupo de irmãos que o conhecia a fim de iniciar um novo trabalho, decisão que foi corroborada, segundo ele, por diversas “revelações divinas” que o apontavam como “escolhido” para iniciar uma nova igreja, e que foram “confirmadas” por outras pessoas entre o grupo de irmãos que o havia procurado. Sem hesitar, em 30 de junho de 1991, Lacerda iniciava o que seria a primeira igreja a fazer de fato frente à IPDA em Curitiba, e consequentemente em diversas outras localidades. Assim como grande parte dos ex-obreiros da IPDA que iniciaram um novo trabalho, Lacerda nega ter “dividido” a obra, no entanto seus discursos de oposição a praticas da IPDA em programas de rádio e o comportamento de alguns de seus obreiros pelo resto do país ao buscarem novos membros entre filiados da IPDA utilizando-se da expressividade de Lacerda no ministério,  tornaram a sua denominação alvo de ataques sistemáticos por parte de lideranças da IPDA, que os taxou de forma ostensiva de divisores.
Alexandre da Rosa
Em 1995, após também receber “uma revelação divina”, o então presbítero Alexandre da Rosa **, obreiro de grande expressividade na IPDA, iniciou um novo trabalho que receberia o nome de Igreja Visão Missionária. De acordo com Rosa, após liderar diversas congregações e sedes da IPDA em todo o país e ter passado por diversos países, ele recebeu por duas vezes uma mesma “revelação”, cuja interpretação dava conta de que ele deveria iniciar um novo trabalho. Embora bastante preocupado com as repercussões que sua atitude resultaria, iniciou em Curitiba sua nova igreja. Como os demais, Rosa também discorda que seja um divisor. Segundo ele, seu trabalho não foi iniciado por rebelião, briga ou interesses escusos, porém sua denominação foi uma das que mais causaram conflitos com a IPDA em diversas cidades onde foram abertas por trabalharem sistematicamente em prosélito com membros ligados a IPDA.
Como se pode observar, uma das características comuns aos ex-obreiros da IPDA que saem para iniciar um novo ministério é a constante justificação de suas ações com base em supostas “revelações divinas” que dentre outros detalhes os apontam como “escolhidos” e  “iluminados” para iniciarem a “obra de Deus”. No caso de Alexandre da Rosa, a “revelação divina” vai além de simplesmente ordenar a abertura de um novo trabalho: de acordo com ele, Deus o ordenou a iniciar seu trabalho especificamente em um local singular – a cidade onde, quando então na IPDA, ele teria “passado suas maiores lutas e injustiças” no ministério.
No entanto, apenas após o ano 2000 é que as divisões passaram a acontecer com maior frequência, agravando ainda mais a situação de retração, que segundo o Censo do IBGE culminou com  resultados  extremamente negativos em 2010, o que resultou em uma ofensiva muito mais ampla, e que foi perpetrada pela IPDA em todo o país, e que a cada dia vai se tornando ainda mais efetiva.
O CONTRA ATAQUE DE DAVID MIRANDA
O livreto "Cuidado com o lobo"

No inicio dos anos 2000, após uma larga experiência no exterior, David Miranda convida o então presbítero Antonio Ribeiro a ocupar a vice-presidência da IPDA, substituindo o então presbítero e genro de  Miranda Sergio Sora, que deixa São Paulo de forma definitiva para liderar a IPDA no Rio de Janeiro. Antonio Ribeiro em uma de suas principais propostas na vice-presidência da igreja, passou a assessorar Miranda no sentido de combater com maior intensidade os divisores e passou a empreender uma campanha efetiva de oposição a ex-obreiros da IPDA pelo rádio e também em visitas as principais capitais e cidades do país por onde os divisores haviam feito estrago. Nessa ocasião, um livreto de 20 páginas intitulado “A Igreja Pentecostal Deus é Amor e o Missionário David Miranda advertem: Cuidado com o Lobo” foi publicado e distribuído aos membros da igreja. 
Nesse livreto ***, exemplos bíblicos de divisão são tratados de forma tendenciosa e “sintomas perigosos”
de obreiros com tendências para a divisão são apresentados com a reiteração de que pessoas nessas condições deveriam ser combatidas como divisores da obra de Deus e isolados. Há a informação de que, durante esse período, Ribeiro teria sido escalado por Miranda para verificar uma suposta divisão em um dos países da América do Sul a fim de tentar reaver os membros perdidos e de conscientizar os que ficaram a não seguirem após os divisores, e ao chegar foi recebido com agressões de todos os tipos, inclusive física, por obreiros “rebelados”. Hoje, Ribeiro não faz mais parte da Igreja Pentecostal Deus é Amor – após intensos trabalhos dedicados a defesa de Miranda e do ministério, resolveu abandonar a denominação. Não há informações de que ele tenha iniciado ou pretenda iniciar uma nova igreja.
Recentemente, David Miranda tornou-se assunto extremamente comentado e debatido nas redes sociais por ter declarado em uma de suas pregações no inicio do ano que aqueles que haviam deixado a IPDA deveriam se “preparar para morrer”, pois seus dias “estariam contados” ****. Dias após a polêmica, sua nora Eliana Miranda, que é casada com seu filho Daniel Miranda, resolveu publicar nas redes sociais uma nota de apoio a Miranda por suas declarações. Segundo ela, o trecho gravado e armazenado no Youtube e que havia ganhado repercussão em blogs, sites e redes sociais havia sido gravado fora do contexto da totalidade da mensagem, que de acordo com ela não se referia a crentes que deixam a IPDA para congregar em denominações já estruturadas, mas para seguir os divisores que atualmente estão saindo e iniciando novos trabalhos. Embora sua defesa incoerente tivesse por objetivo “suavizar” o estrago causado por Miranda, Eliana foi categórica e mostrou a que veio ao defender que “... não [se] surpreenderia se dentro das igrejas ou em suas próprias casas, começar a se cumprir esta profecia [de que os que saíram da IPDA morreriam]. Porque o nosso Deus, é Deus que faz, as mesmas coisas que fez no passado e Ele continua justo como sempre foi e se aborrecendo com o pecado. E não se esqueçam que este Espírito Santo que revelou agora é o mesmo que tem revelado e cumprido desde o principio desta obra.”*****
CARACTERÍSTICAS DAS IGREJAS FUNDADAS POR EX-OBREIROS DA IPDA

Mas, você deve estar se perguntando: como são as novas igrejas fundadas pelos ex-obreiros da IPDA?  Seriam elas uma alternativa a ausência do ensino bíblico sistemático que tanto assolou e assola trazendo confusão, modismos, heresias e aberrações dentro da IPDA? Seria um trabalho completamente isento de legalismos impostos pela extrema valorização dos usos e costumes? Estariam esses trabalhos fazendo de fato a diferença entre tantos movimentos e denominações que se formam a cada dia?
Esse é um tema para minha próxima postagem. Não perca!

....................

FONTES:

Pesquisas em andamento: Estou realizando uma série de contatos com ex-obreiros da IPDA que iniciaram um novo trabalho. Nos próximos posts estarei abordando as reais motivações da saida deles da denominação e a caracterização de suas denominações, cultos e crenças, bem como a execução de suas liturguas.

* As informações sobre a fundação da Igreja Pentecostal de Jesus Cristo podem ser acessadas no site oficial da denominação no endereço www.ipjc.com.br
** As informações sobre a fundação da Igreja Visão Missionária podem ser acessadas no site oficial da denominação no endereço www.visaomissionaria.com.br
*** O livreto "A Igreja Pentecostal Deus é Amor e o Missionário David Miranda advertem: cuidado com o lobo" é uma publicação independente da IPDA, sem selo editorial. Pode ser adquirido nas livrarias que ficam nos templos das IPDAs e está disponível para download na internet no endereço http://pt.scribd.com/doc/204369325/Cuidado-Com-o-Lobo
**** As declarações de David Miranda quanto a morte dos que sairam da IPDA podem ser acessados no endereço www.youtube.com/watch?v=VQHV4EunuhY
***** As declarações de Eliana Miranda em defesa de David Miranda foi publicada em sua página pessoal no facebook no dia 29 de janeiro de 2014. Por motivos de segurança, caso a publicação seja excluida mantenho em meus arquivos pessoais print screen da publicação para fins de comprovação. Você pode acessar a página oficial de Eliana Miranda  no endereço www.facebook.com/eveliana.miranda?fref=ts

Sidnei Moura

7 comentários:

victor disse...

Excelente matéria.Valeu RÔ ! Gde abraço.

Doutor Da Lei disse...

O DAVID MIRANDA TAMBÉM É UM DIVISOR, POIS EM 1958 ELE FAZIA PARTE DA IGREJA CRISTÃ PENTECOSTAL MARAVILHAS DE JESUS E DOIS ANOS DEPOIS ELE FEZ IGUAL A TODOS QUE ELE CRITICA, ELE DISSE QUE RECEBEU UMA REVELAÇÃO DE DEUS PARA SAIR E FUNDAR A DEUS É AMOR,DAVID MIRANDA DEIXA DE SER HIPÓCRITA VOCÊ CRITICA NOS OUTROS AQUILO QUE VOCÊ MESMO PRATICOU David Miranda mudou-se para São Paulo em abril de 1958, ainda jovem, onde se converteu ao pentecostalismo em 6 de Julho 1958 na Igreja Cristã Pentecostal Maravilhas de Jesus, dirigida na época pelo Pr. Leonel Silva.

Até a década de 1960, a grande maioria das igrejas pentecostais eram radicalmente contrárias à política, ao divórcio, à televisão e outras práticas, mas no final desta década muitas desses costumes foram abolidos e práticas modernas começaram a ser aceitas. Não conformado, David Miranda fundou um ministério em 1962, no bairro de Vila Maria, mudando-se posteriormente para a baixada do Glicério.3 4 O nome: Igreja Pentecostal Deus é Amor, segundo conta o Missionário em sua autobiografia, foi revelado pelo próprio Deus numa madrugada de oração.

QUEM VOCÊ QUER ENGANAR DAVID MIRANDA?

http://pt.wikipedia.org/wiki/David_Martins_Miranda

Doutor Da Lei disse...

O DAVID MIRANDA TAMBÉM É UM DIVISOR, POIS EM 1958 ELE FAZIA PARTE DA IGREJA CRISTÃ PENTECOSTAL MARAVILHAS DE JESUS E DOIS ANOS DEPOIS ELE FEZ IGUAL A TODOS QUE ELE CRITICA, ELE DISSE QUE RECEBEU UMA REVELAÇÃO DE DEUS PARA SAIR E FUNDAR A DEUS É AMOR,DAVID MIRANDA DEIXA DE SER HIPÓCRITA VOCÊ CRITICA NOS OUTROS AQUILO QUE VOCÊ MESMO PRATICOU David Miranda mudou-se para São Paulo em abril de 1958, ainda jovem, onde se converteu ao pentecostalismo em 6 de Julho 1958 na Igreja Cristã Pentecostal Maravilhas de Jesus, dirigida na época pelo Pr. Leonel Silva.

Até a década de 1960, a grande maioria das igrejas pentecostais eram radicalmente contrárias à política, ao divórcio, à televisão e outras práticas, mas no final desta década muitas desses costumes foram abolidos e práticas modernas começaram a ser aceitas. Não conformado, David Miranda fundou um ministério em 1962, no bairro de Vila Maria, mudando-se posteriormente para a baixada do Glicério.3 4 O nome: Igreja Pentecostal Deus é Amor, segundo conta o Missionário em sua autobiografia, foi revelado pelo próprio Deus numa madrugada de oração.

QUEM VOCÊ QUER ENGANAR DAVID MIRANDA?

http://pt.wikipedia.org/wiki/David_Martins_Miranda

terça-feira, 03 fevereiro, 2015

Doutor Da Lei disse...

DAVID MIRANDA ENSINA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NA IPDA-HD

https://www.youtube.com/watch?v=dOcLp__sb18

DAVID MIRANDA SEMPRE DISSE QUE ENSINAMENTOS DE PROSPERIDADE EM OUTROS MINISTÉRIOS ERAM DOUTRINAS DE DEMÔNIOS E DE FALSOS PROFETAS, E NESSE VÍDEO PODEMOS OUVIR CLARAMENTE O AUDIO DE UM PROGRAMA DA SEDE MUNDIAL CHAMADO TELE BENÇÃO ONDE O DAVID MIRANDA LIGA PARA OS OUVINTES PEDINDO PARA CONTAR AS BENÇÃOS RECEBIDAS ATRAVÉS DA IPDA, É O MESMO TIPO DE PROGRAMA QUE O VALDEMIRO E PASTORES DA MUNDIAL FAZEM, AGORA QUEM ESTÁ IMITANDO QUEM EU JÁ NÃO SEI, E NESSE VÍDEO UMA SENHORA DIZ QUE DEPOIS QUE ELA COMEÇOU A FREQUENTAR A IPDA DEUS DEU DUAS CASAS PARA ELA E A TODO INSTANTE O DAVID MIRANDA INCENTIVA ELA A DIZER QUE AS DUAS CASAS FORAM ADQUIRIDAS SOMENTE DEPOIS QUE ELA COMEÇOU A FREQUENTAR A DEUS É AMOR, E EM DETERMINADA PARTE DO VÍDEO O DAVID MIRANDA DIZ QUE SE OS OUVINTES FOREM VISITAR A EDE MUNDIL OU QUALQUER OUTRA CONGREGAÇÃO DA IPDA DEUS TAMBÉM PROSPERARÁ COM CASAS ASSIM COMO PROSPEROU A IRMÃ QUE ESTAVA CONVERSANDO COM ELE VIA TELEFONE NO PROGRAMA TELE BENÇÃO, SÃO CENTENAS DE HERESIAS JÁ ENSINADAS PELO DAVID MIRANDA USANDO A VOZ DA LIBERTAÇÃO, E AGORA ELE ESTÁ NO MESMO CAMINHO DAQUELES QUE ELE SEMPRE CRITICOU AGINDO COMO UM FARISEU HIPÓCRITA

E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?

Romanos 2:3

Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei;
E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
Instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei;
Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?
Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós

Romanos 2:17-24

Doutor Da Lei disse...

IPDA BOMBA! DIRETORA DA FUNAI DENUNCIA IGREJA DEUS É AMOR-HD

https://www.youtube.com/watch?v=rSgnce1qu_g

MAIS UM ESCÂNDALO DA IGREJA DEUS É AMOR VEM A TONA, DESSA VEZ A PRÓPRIA DIRETORA DA FUNAI NA CIDADE DE DOURADOS-MS VEM A PÚBLICO DENUNCIAR VÁRIAS IGREJAS EVANGÉLICAS E DENTRE ELAS A IPDA, ALÉM DA IGREJA DEUS É AMOR ESTAR CONSTRUINDO TEMPLOS EM ÁREAS INDÍGENAS SEM A AUTORIZAÇÃO DO GOVERNO, ELA TAMBÉM ESTÁ ENTRE AS DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS SUSPEITAS DE ATEAR FOGO EM LUGARES DE ADORAÇÃO DOS INDÍGENAS, ALÉM DE PARTICIPAR DE ZOMBARIAS E ESCÁRNIOS PARA COM OS ÍNDIOS DEVIDO A FÉ DELES EM OUTROS DEUSES, A HIPOCRISIA DA IGREJA DEUS É AMOR DIA APÓS DIA ESTÁ VINDO A TONA, POIS É NECESSÁRIOS QUE TODOS OS MIRANDISTAS FARISEUS SE ENVERGONHEM POR TODAS AS VEZES QUE ELES DISSERAM QUE A DENOMINAÇÃO DEUS É AMOR ERA SANTA,PURA E IMACULADA POIS ASSIM APRENDERAM COM SEU LÍDER DAVID MIRANDA, E COMO PODEMOS VER A SANTIDADE DA IPDA É UMA SANTIDADE FINGIDA,HIPÓCRITA E MENTIROSA POIS ASSIM COMO AS DEMAIS DENOMINAÇÕES SE ENVOLVEM EM ESCÂNDALOS A IPDA SEMPRE ENVOLVEU EM ESCÂNDALOS OS QUAIS SEMPRE FORAM ABAFADOS PELA DIRETORIA GERAL DA DENOMINAÇÃO E PELOS MEMBROS MAIS FANÁTICOS, E JÁ QUE VOCÊS SE ENVOLVEM EM ESCÂNDALOS ASSIM COMO AS SUAS RIVAIS " ‘Todos os que gostam de citar provérbios citarão este provérbio sobre você: "Tal mãe, tal filha". Ezequiel 16:44

Isabela Salgado disse...

So jesus mesmo...e escândalo por escândalo. ..melhor seguir so jesus pk se for olha isso morremos espiritualmente

_ disse...

Todo ser humano está sujeito a errar, pecar e falhar seja por atos, palavras, pensamentos e intenções do coração. Todo pecado pode ser perdoado por Deus basta que haja arrependimento e abandono daquela prática pecaminosa. Todo homem ou mulher da bíblia que cometeu algum tipo de pecado teve que suportar as consequências do seu pecado. Portanto se ele confessou, arrependeu, abandonou o pecado e se rendeu ao Espírito Santo de todo coração a unção do Pai e de seu filho Jesus Cristo volta a habitar na vida dele e o Senhor Deus irá usá-lo da mesma maneira que usou o saudoso missionário na face da terra. Então querido irmão pr. david m. f. o poder de Deus está em você independentemente do seu passado tu és filho, chamado, escolhido e ungido pelo todo poderoso, não importa o que o inimigo fez para lhe derrubar, lembre-se de uma coisa: o Sr. Jesus não tinha e não deixou nenhuma religião a ser seguida. Sendo assim continue pregando, orando e anunciando a salvação de Deus através do sacrifício vicário de nosso Senhor Jesus na cruz do calvário porque mesmo sem vínculo com instituições religiosas a unção de Deus o Pai permanece em você da mesma forma que estava sobre a vida do saudoso missionário. Amém e amém !!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...