Subscribe:

21 de março de 2014

Marchas pró e contra intervenção militar serão realizadas no sábado em SP


Fabiana Maranhão
Do UOL, em São Paulo
Ao menos três marchas, duas pró e uma contra a intervenção militar no país, serão realizadas neste sábado na área central e na zona sul de São Paulo. As manifestações estão sendo organizadas pelas redes sociais.
Uma das marchas vai sair às 15h da praça da República e seguirá em direção à praça da Sé, no centro. Até às 13h30 desta sexta-feira (21), cerca de 2.000 pessoas tinham confirmado presença no evento.
A ideia dos organizadores é lembrar os 50 anos da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu em 19 de março de 1964, centenas de milhares de pessoas no centro da capital paulista.
A caminhada organizada por setores conservadores do país pedia a saída do então presidente João Goulart. Treze dias depois, o presidente foi deposto, e foi instituído um governo militar.
Uma segunda marcha pró-intervenção vai partir no mesmo horário do obelisco do Ibirapuera, na zona sul da cidade, e terá como destino o Comando Militar do Sudeste, no mesmo bairro.
Pouco mais de 400 pessoas confirmaram, por meio das redes sociais, presença no evento. A organização da marcha pretende entregar uma carta, pedindo a intervenção militar no governo federal.
Uma marcha que é contra esse movimento, batizada de Marcha Antifascista, está marcada também para às 15h, com concentração na praça da Sé e com destino ao prédio que abrigou o antigo Deops/SP (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo), na Luz. No local, funciona atualmente o Memorial da Resistência.
Cerca de 5.600 pessoas confirmaram presença no evento por meio da página da marcha no Facebook. "Setores ulta-reacionários querem trazer de volta a marcha fascista que deu aval ao golpe de 1964 no Brasil, e nós da Ação Antifascista Brasil somos contra qualquer forma ou apoio ao fascismo", afirmam os organizadores.
A reportagem do UOL entrou em contato com a Polícia Militar para saber se haverá reforço no policiamento, mas não obteve resposta. Marchas semelhantes estão sendo organizadas para este sábado em várias capitais e cidades do país.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...