Subscribe:

9 de maio de 2014

Um a cada quatro hispânicos dos EUA abandonou o catolicismo



O número de pessoas sem religião tem crescido, mas o país continua sendo o maior do mundo em número de protestantes
De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, um a cada quatro hispânicos abandonou o catolicismo. A pesquisa foi realizada pelo Centro Pew de Pesquisa que identificou a queda entre os católicos imigrantes no país.


Assim como acontece em diversos países da América Latina, a Igreja Católica tem perdido fiéis para igrejas protestantes. Foram 12% a menos de católicos nos últimos quatro anos, segundo a pesquisa que notou que muitos católicos hoje se declaram como sem religião.


“Uma das tendências mais significativas no panorama religioso norte-americano é o crescimento dos que não estão inseridos em nenhuma religião”, assegura Cary Funk, um dos responsáveis pelo estudo.


De todos os hispânicos entrevistados, 55% se declara católico, 22% se declara protestante e 18% sem religião. A mudança religiosa entre os imigrantes está associada com a mudança de valores políticos e sociais que tem crescido entre a comunidade hispânica nos Estados Unidos.


Ainda de acordo com o Centro Pew, três a cada quatro novos protestantes se declaram evangélicos (nos Estados Unidos as igrejas tradicionais e pentecostais são diferenciadas entre reformadas e evangélicas).


Com isso os Estados Unidos continua sendo o país com maior número de protestantes em todo o mundo com 163 milhões de pessoas. Em seguida vem o Brasil com 42 milhões, a Colômbia vem em terceiro lugar com 10 milhões, o México com 8,3 milhões e a Venezuela com 7,8 milhões.


Para os pesquisadores do Centro Pew a perda de fiéis católicos para igrejas protestantes é um fenômeno geral em toda a América Latina. As razões para a mudança de religião foi questionada durante a entrevista, mas os fiéis declararam que se tratam de assuntos muito pessoais.


“Os entrevistados citaram razões como as dúvidas sobre sua própria fé e um terço cita desacordos com as instituições religiosas ou as práticas da igreja”, diz Jessica Martinez do Centro Pew.


Com informações El País
Postado por Josiel Dias

3 comentários:

Nal Pontes disse...

Jesus está voltando, as profecias estão se cumprindo. Aleluia, ora vem Senhor Jesus. Deus abençoe sua vida.

Nal Pontes disse...

Oi Feliz dia das mães, desejo um dia recheado de alegrias, com a bençao de Deus. bjss

disse...

Oi Nal Pontes, feliz dia das mães querida. Paz!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...