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2 de dezembro de 2015

A polêmica do calvinismo na Assembleia de Deus

As recentes discussões na internet de pastores assembleianos sobre a 
teologia Arminiana e Calvinista, têm gerado algumas polêmicas, principalmente 
após o conhecido pastor e escritor Geremias do Couto posicionar-se como
 "calvinista convicto".

Porém, na década de 1930, as Assembleias de Deus já haviam se deparado 
com essa problemática. Segundo consta em sua história, no ano de 1932, 
Manoel Hygino de Souza, pastor da AD em Mossoró (RN) aderiu a
 "predestinação calvinista", sendo acompanhado por Ursulino Costa. 

Tempos depois, seu irmão Luiz Hygino também se incorporou ao grupo. 
A Convenção Geral chegou a enviar uma comissão de obreiros para 
tratar do caso, mas sem sucesso, pois Manoel Hygino afirmou manter
 integralmente seu ponto de vista teológico. Segundo a história oficial, 
uma vez excluídos, os "rebeldes" iniciaram em Mossoró a Assembleia 
de Cristo (atualmente Igreja de Cristo).

Entretanto, outra é a versão apresentada para o desentendimento dos obreiros por 
um site da Igreja de Cristo. Segundo os membros do grupo dissidente teria 
sido uma "divergência doutrinária" entre Gunnar Vingren e Samuel Nyströn a
 respeito da salvação, o real motivo desencadeador das discussões soteriológicas. 
Em continuação se afirma que, a CGADB em Natal (RN) em 1930 foi o "primeiro
 passo histórico, que evidenciou a divergência doutrinária existente". Divergência 
essa comprovada pelo fato de Vingren no Rio de Janeiro criar o jornal Som Alegre
 e o hinário Saltério Pentecostal.

Contornados os problemas entre Vingren e Nyströn - segundo essa versão as
 contradições teológicas ainda continuaram no Mensageiro da Paz com textos 
que, ora defendiam a segurança da salvação através da fé, ora colocavam em 
dúvida essa mesma salvação. Um exemplo citado é um texto do missionário 
Nils Kastberg, onde o mesmo dá a entender que a salvação estaria condicionada
 ao dízimo. Hinos também são citados como fonte de confusão doutrinárias, 
causando "um grande choque entre os irmãos que pediram uma explicação".


Manoel Hygino: calvinismo e exclusão
Temerosos de errar na doutrina da "segurança e salvação eterna do crente genuíno", 
os irmãos elegeram Manoel Hygino como mediador, o qual em carta enviada ao
 missionário Kastberg, sugere uma convenção para tratar do assunto. 
Mas a resposta, além de demorada foi negativa. Na missiva Nils Kastberg, 
teria escrito que estava "de acordo com os ensinos da salvação condicional, 
e quem estivesse aborrecido que saíssem para onde quisessem...”

Como não poderia deixar de ser "diante desse impasse, e por não ter outra 
alternativa, todos os líderes acima mencionados, devolveram voluntariamente
 suas credenciais de Obreiros, à liderança da Assembleia de Deus, 
respectivamente de Pastores, Presbíteros e Evangelistas". No dia 13 de
 dezembro de 1932, o grupo dissidente fundou a Assembleia de Cristo em Mossoró.

Toda essa história evidentemente se choca com os relatos oficiais da CPAD. 
A versão, um tanto inusitada dessa questão foi dada pelo pastor João Vivente 
de Queiroz, o qual foi pastor da Igreja de Cristo em Fortaleza de 1946 a 1997.
 O depoimento coletado por David Marroque Teixeira foi publicado no Boletim
 Informativo da Região Oeste-RN., nº 09 de fevereiro de 1985.

Segundo os estudiosos das ADs no Brasil, a CGADB de 1930 tratou principalmente
 da questão do ministério feminino, o qual foi o grande desentendimento entre 
Vingren, Nyströn e os obreiros brasileiros. Mas é certo que Gunnar no Rio de 
Janeiro estava dando outros rumos para a igreja carioca, fato esse que estava 
desagradando os demais líderes da AD.

Mas também é fato que muitos dos primeiros crentes da AD tinham origem em
 igrejas evangélicas tradicionais como a Presbiteriana, conhecida por defender a
 doutrina calvinista. Manoel Hygino, além de ser pioneiro na região norte e nordeste 
era também muito próximo a Gunnar Vingren no início do seu ministério, e como 
os outros líderes era experiente na liderança ministerial. Sua adesão ao calvinismo
 causou surpresas.

Agora, após sete décadas da questão calvinista na AD, o tema ressurge com força
 nas redes sociais e blogs. O assunto talvez nunca tenha desaparecido, mas simplesmente 
abafado pelos principais pastores e expoentes das ADs. Em tempos de internet, aquilo 
que no passado era "tratado e resolvido", agora é fonte de debates abertos entre os
 estudiosos dos temas soteriológicos. Um bom debate com certeza.

Fontes:

ALENCAR, Gedeon Freire de. Matriz Pentecostal Brasileira: Assembleias de 
Deus 1911-2011. Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2013.

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: 
CPAD, 2007.

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembléias de 

Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

www.genibau.com.br/principal/nossa_historia_nacional.htm


Fonte:  Mario Sergio
Professor de História, coautor dos livros O Reino entre príncipes e princesas: 75 anos de história da Assembleia de Deus em Joinville e Entre Flores e Espinhos: O Espírito em movimento na Assembleia de Deus, ambas as obras lançadas pela Editora Refidim. Pesquisador da história da AD e blogueiro nas horas vagas.

8 comentários:

Marcelo Medeiros disse...

Enquanto isto vou seguindo com minha convicções reformadas, e continuístas.

disse...

Só agora que resolveram dizer que são reformados e continuístas.

Pb. José Roberto da Rocha disse...

Por esta razão que eu já notava algo estranho neste pastor Geremias do Couto.Se debandou pro lado dos Camaras em Belém, ganhou varios programas na tv boas novas e era um ferrenho defensor do mesmo nas eleições da CGADB e... de repente foi banido de lá e ninguém sabe o pq.Com certeza alguma coisa aconteceu! Depois se desviou para se candidatar a deputado federal( biblicamente qd um pastor que foi chamado exclusivamente para o sacerdócio e não para o reinado. E ele deixa de pastorear para entrar em politica tá mais do que desviado! É uma ambição desgraçada desses pastores, eu só queria saber se não fosse os altos salario que um deputado recebem ( e diga se de passagem, injustamente ),e sem contar as grandes mordomias que eles tem! Eu queria saber se haveria tanto "ungido" querendo ser representante do povo de Deus e da família brasileira!

Unknown disse...

Falta do que fazer calvinistas e etc todo mundo quer ser cristão é que ta meio dificil.

alan ventura disse...

Calvinistas e etc,todos querem ser acatar o que Cristo ensinou e ser um verdadeiro cristão é que ta meio difícil. Também com tanto humanismo no meio das igrejas

alan ventura disse...

Falta do que fazer calvinistas e etc todo mundo quer ser cristão é que ta meio dificil.

disse...

Calvinismo é a mesma coisa que doutrinas da graça. Se vc retirar o nome calvinismo da no mesmo, é biblico. rsrssr

disse...

Pb José Roberto da Rocha, o pastor Geremias é um homem sábio, por isso ele é calvinista, ele tem meu respeito.

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