Image copyrightReproducao
Image captionLegenda que aparece em português com a tradução errada do que dizia Obama
Um vídeo compartilhado nas redes sociais nos últimos dias, mostrando o que seria uma piada do presidente americano, Barack Obama, com o Brasil é falso.
Nos trechos em que o presidente americano supostamente faz referências ao Brasil, as legendas em português não correspondem ao que ele diz em inglês. O discurso em questão, na verdade, foi feito em outubro de 2010, em um evento chamado "Fortune Most Powerful Women Summit" e está disponível na íntegra no site da Casa Branca.
No trecho do discurso usado pelo vídeo distribuído no Brasil, um barulho ecoa no púlpito e o presidente brinca com a plateia em referência ao provável problema técnico.
Na versão que viralizou pelas redes sociais, aparece na legenda em português: "Seria isso um grampo? Ah, graças a Deus. Está tudo bem. Todos vocês sabem quem eu sou. Mas tenho certeza de que, se fosse no Brasil, estariam realmente nervosos agora". Em seguida, ainda na versão erroneamente traduzida para o português, a legenda diz que, "caçam juízes em vez de bandidos, lá (no Brasil), agora mesmo".
O vídeo foi divulgado por uma página no Facebook intitulada "Jair Bolsonaro Presidente 2018" e já teve mais de 7 milhões de visualizações. "Obama faz menção à corrupção do Brasil", escreveram ao postar as imagens. Pelo Whatsapp, muitas pessoas compartilharam o vídeo dizendo que "o Brasil já tinha virado piada nos Estados Unidos".
Quando se aproxima do púlpito, Obama diz apenas: "Ops... Isso foi meu...? Meu Deus. Tudo bem. Todos vocês sabem quem eu sou. Mas tenho certeza de que tem alguém ali atrás que está realmente nervoso agora".
Image copyrightReproducao
Image captionLegenda do vídeo original em inglês da mesma parte
O administrador de uma das páginas que reproduziram o vídeo disse que tudo não passou de um mal entendido e que o vídeo era apenas uma paródia.
"Ontem (sábado), quando assisti a esse vídeo pela primeira vez, não tinha nenhuma menção à "sátira". Estamos na iminência duma possível disputa civil e vocês acham que o viés dessa manipulação seria apenas para "descontrair"? É manipulação mesmo!", disse um internauta.
O vídeo faz parte de um discurso de quase 20 minutos de Obama sobre mulheres poderosas - como sua avó, que não fez faculdade mas conseguiu se tornar uma das primeiras mulheres a assumir a vice-presidência de um banco no Estado do Havaí. O presidente americano não cita o Brasil durante todo o discurso