Subscribe:

1 de setembro de 2016

Igreja, fábricas e chá criaram horário nobre do futebol na Inglaterra

Qual o melhor dia e horário para os jogos da primeira divisão do Campeonato Nacional? Se você fizer essa pergunta a um brasileiro, é bem provável que não se surpreenderá com a resposta: domingo, às 16h.
Mas essa é uma opção brasileira, construída ao longo de anos e anos de tradição futebolística, não uma unanimidade global.
Você talvez já tenha percebido que a maior parte das partidas da Premier League, a milionária elite do futebol inglês, é disputada aos sábados. Na segunda rodada desta temporada, disputada neste fim de semana, apenas duas serão em outro dia.
Ibrahimovic
Decisão da TV? Longe disso.
Ao contrário do brasileiro, que considera domingo o dia do futebol, o torcedor inglês curte mesmo é ver a bola rolar aos sábados. É uma questão pura e simples de tradição e cultura.
A identificação do último dia da semana como aquele dedicado ao esporte mais popular da Inglaterra tem origem histórica e ligada à religião.
Assim como a Igreja Católica, predominante no Brasil, a Igreja Anglicana inglesa também pede que os fiéis guardem o domingo e dediquem esse dia para assuntos espirituais. Mas lá esse dogma foi levado muito mais a sério do que aqui.
Até a década de 1970, não havia partidas do Campeonato Inglês aos domingos. Esse era o dia de ir à igreja (e, para os menos religiosos, participar também das ligas amadoras, as chamadas Sunday Leagues). Viver de perto seu time de coração ficava para a véspera.
É por isso que, até hoje, a maioria dos jogos da Premier League acontece aos sábados. E, se dependesse do torcedor inglês, eles começariam sempre às 15h (11h de Brasília, no fuso horário atual).
No passado, realmente era assim. O horário nobre do futebol na Inglaterra nasceu de uma necessidade prática: como fazer que os operários conseguissem sair do trabalho a tempo de ir aos estádios?
A jornada de trabalho tradicional nas fábricas inglesas aos sábados acabava às 14h, o que motivou o agendamento dos jogos para as 15h. De quebra, com esse horário, o torcedor ainda conseguia tomar o chá das 17h depois do apito final.
A tradição, mesmo que flexibilizada pela TV e o desejo de transmitir jogos em horários diferentes, ainda se mantém. Seis dos dez jogos da segunda rodada estão marcados para sábado, às 15h, o horário do futebol na Inglaterra.
Uol Esporte- Blog do Rafael Reis

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...