Subscribe:

15 de janeiro de 2017

Ministro do GSI diz que Planalto não tem câmeras de segurança desde 2009

Afirmação de Sérgio Etchegoyen foi feita à revista 'Veja' e a TV Globo confirmou a informação com o ministro; segundo ele, câmeras foram desinstaladas em 2009, quando Planalto foi reformado.



O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, afirmou que o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, não tem câmeras de segurança desde 2009 (assista no vídeo acima).


A declaração de Etchegoyen foi dada em entrevista à revista "Veja" e a TV Globo confirmou a informação com o ministro neste sábado (14).


Na entrevista, ele disse, também, achar que a retirada foi proposital e que a situação "era de descontrole". O general afirmou que impediram que as câmeras fossem recolocadas e que o palácio passou anos em que, convenientemente, não houve registro de imagens.


No palácio, funcionam, além da estrutura que atende aos servidores da Presidência, os gabinetes do próprio presidente e dos ministros da Casa Civil, da Secretaria de Governo e do GSI.


Segundo Sérgio Etchegoyen, as câmeras foram retiradas do palácio em 2009, no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando o Planalto passou por uma reforma (leia mais abaixo o que disseram o Instituto Lula e a assessoria da ex-presidente Dilma).


À TV Globo, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional informou, ainda, que foi aberto um processo de licitação para a instalação de novas câmeras.


Etchegoyen tambem disse que, ao assumir o GSI, em maio do ano passado, estranhou a ausência das câmeras de segurança.

Por fim, ele afirmou também que, em investigações ou pedidos do Congresso de imagens internas do Planalto, tem sempre de responder que não dispõe das imagens.




O que dizem Lula e Dilma




Procurado, o Instituto Lula não esclareceu por que as câmeras foram retiradas e nem por que não foram reinstaladas. Declarou apenas que, durante a presidência de Lula, a agenda dele sempre foi pública e acompanhada pela imprensa.


A assessoria da ex-presidente Dilma Rousseff informou somente que "a responsabilidade pela segurança dos palácios presidenciais e das residências do presidente e do vice-Presidente sempre foi atribuição do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)" mas também não explicou por que as câmeras não foram reinstaladas.O general Jorge Armando à época à frente do GSI, não foi
encontrado para comentar a reportagem.





G 1

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...