Pular para o conteúdo principal

O que sabemos até agora do acidente com avião que matou Teori Zavascki?

Ministro e mais quatro pessoas morreram no acidente

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, morreu em acidente aéreo na tarde desta quinta-feira (19) em Paraty, no Rio de Janeiro. Outras quatro pessoas morreram na queda da aeronave. Até o momento, não se sabe o que causou o acidente. Veja abaixo o que já se sabe sobre a queda do avião:
O avião decolou do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h01, com previsão de chegar em Paraty às 13h30, no horário de Brasília. Os aeroportos ficam distantes 199 km, mas a 2 km da cabaceira da pista em Paraty, o avião caiu no mar, próximo à Ilha Rasa. Na hora do acidente, chovia moderadamente. Foram 11 milímetros de precipitação na região entre 13h e 14h. A Marinha soube do acidente às 13h45.
(Foto: Reprodução)
O dono de uma pousada da região, Elias Ramos Lima, contou ao Jornal Nacional que uma mulher que estava no avião sobreviveu à queda, mas acabou morrendo pouco depois. "Logo que cheguei com meu bote já pediram ajuda. Caí na água com meu funcionário, para ajudar, porque tinha uma moça viva na parte de trás do avião. Só (vi) a mão dela, ela estava batendo na janela do avião e gritando muito. A gente tentou quebrar o vidro da janela, não conseguimos. Começamos a fazer furo na fuselagem para passar com mangueira de oxigênio para poder prolongar, ajudar ela. Mas quando a gente conseguiu acesso com, ela já não respondeu mais", contou ele. 
A Polícia Federal abriu investigação sobre o caso. Entre as vítimas, foram identificados, além do ministro, o piloto Osmar Rodrigues, 56, o dono do avião, Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, 69 - ele é dono da rede de hotéis Emiliano -, uma mulher não identificada e uma quinta pessoa também não identificada. Segundo o jornalista Fernando Rodrigues, do Poder 360, as duas últimas vítimas são a massoterapeuta do empresário e a mãe dela, que exigiu acompanhar a filha. Os corpos seguem presos às ferragens do avião, no mar, onde o Corpo de Bombeiros faz uma operação para recuperar as vítimas. As condições do mar atrapalham a busca e mergulhadores tentam estabilizar a aeronave, que está a cerca de 4 metros de profundidade.
(Foto: Reprodução)
Às 18h05, o filho do ministro, Francisco Prehn Zavascki, usou o Facebook para informar a morte do pai: "Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!". Às 17h22, ele já havia publicado: "Amigos, infelizmente, o pais estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre".
O STF soube no meio da tarde que o nome do ministro estava na lista de passageiros da aeronave. A lista foi entregue para a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e também para o presidente Michel Temer. Cármen Lúcia viajou para Belo Horizonte para visitar o pai e soube da confirmação da morte do colega no aeroporto de Confins. Ela nem chegou a deixar o local, voltando para Brasília. A ministra providenciou que um juiz auxiliar informasse a Temer da notícia e ligou para familiares de Teori para prestar solidariedade.
O avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90 é de pequeno porte, tem capacidade para oito pessoas e está totalmente regular. O avião pertencia à Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras e foi adquirido em outubro de 2015. A Anac afirma que o avião apresentava certificados de inspeção em dia - o certificado era válido até 2022 e a inspeção da manutenção, anual, valia até abril deste ano. O avião tem capacidade para até oito pessoas, incluindo os dois pilotos. Pode voar a distâncias de até 2.300 km, a uma velocidade máxima de 500 km/h. Segundo levantamento do Uol, há 66 aviões iguais no Brasil. Este modelo de avião não tem caixa preta para gravação de dados e a gravação de voz é opcional.

Por volta de 1h40 desta sexta-feira (20), o corpo de Teori, do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras e de uma mulher foram resgatados e levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis, onde passarão por perícia. O Corpo de Bombeiros retomou as buscas pelos corpos do piloto Osmar Rodrigues, de 56 anos e de outra mulher. 

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/brasil/noticia/o-que-sabemos-ate-agora-do-acidente-com-aviao-que-matou-teori-zavascki/?cHash=7ccfacd24f14864c245a2122c0432ac0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré-candidato, Collor diz que não se arrepende de confisco da poupança

Ex-presidente falou sobre a prisão de Lula: "uma injustiça"

O ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTC), em entrevista à Folha de S.Paulo publicada nesta sexta-feira (13), afirmou que o confisco das cadernetas de poupança implementado por seu governo "era uma necessidade absoluta" e que "faria do mesmo jeito" se tivesse que voltar àquele momento.


"Era uma necessidade absoluta. Se voltando àquele momento, faria do mesmo jeito. Tem a questão do próprio impeachment, que é uma coisa interessante", disse, ao ser questionado se o gesto foi um equívoco.


"O que houve foi um bloqueio do dinheiro que circulava na economia. A inflação estava em 82% ao mês. Havia instrumentos de especulação financeiros danosos, tínhamos que criar um ambiente em que pudéssemos fazer um congelamento de preços, que é algo terrível, uma medida que a gente deve evitar o quanto possível", disse ele na entrevista.


O senador disse ainda que continuará com a pré-can…

Dilma e Gleisi vão a Cuba 'denunciar' situação de Lula no Foro de São Paulo

A ex-presidente Dilma Rousseff e a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, viajam na semana que vem para Cuba para participar do encontro anual do Foro de São Paulo, que congrega partidos políticos e organizações de esquerda da América Latina. Ali, as duas pretendem "fazer uma denúncia" sobre a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que os petistas classificam como "prisão política".


"Eu vou agora para o Foro de São Paulo fazer uma denúncia também. Dilma vai, resolvemos ir para fazer a denúncia do que está acontecendo", disse Gleisi ao Valor PRO. "Nós vamos ter todos os partidos de esquerda e centro-esquerda da América Latina reunidos lá, autoridades. E nós vamos para denúncia internacional." O encontro ocorre em Havana entre o domingo, 15 de julho, e a terça, 17. No site da entidade, já há destaques para a prisão do ex-presidente, como um "Mapa de Mobilização Mundial Lula Livre" e manifestações de políticos e entidades…

Briga entre advogados de Lula se torna explícita e agora envolve familiares

12911
A humilhação a que o abobalhado Cristiano Zanin submeteu o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, extrapolou os limites do bom senso e da discrição e já envolve parentes dos envolvidos. A indignação do filho de Sepúlveda, Evandro Pertence, segundo conta o jornal Estadão, foi estampada no seguinte torpedo disparado contra Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Martins, num grupo de WhatsApp: “Não precisamos de vocês para ter qualquer tipo de protagonismo! Meu pai é e sempre será maior que vocês”. Lamentável que, certamente por dinheiro – não há outra explicação - Sepúlveda se nivele por tão baixo.
Perdemos um grande jurista para o PT. É mais um estrago provocado por esta infame organização criminosa. É também a demonstração da notória inteligência da seguinte expressão popular: "Quem com porcos anda, farelo come."
Informação do Jornal da Cidade