Subscribe:

20 de abril de 2018

Aliados da corrupção “estão onde você menos esperaria”, afirma Barroso

BARROSO 2

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso deu palestra na escola de Direito da Universidade de Harvard, nos EUA. O evento, organizado pela Harvard Law Brazilian Studies Association, reuniu importantes autoridades brasileiras, como os juízes Sergio Moro e Marcelo Bretas, da Operação Lava Jato, nesta segunda-feira (16).
Durante sua fala, Barroso destacou dois avanços da democracia brasileira, que completa três décadas: a estabilidade institucional e o fim da hiperinflação. Mas também falou do lado ruim: a descoberta de que “a corrupção no Brasil não é causada por falhas individuais, é uma corrupção sistêmica que envolve esquemas profissionais de coleta e distribuição, do qual fazem parte agentes públicos e privados, empresas estatais e privadas, partidos políticos, membros do congresso, do Executivo”.
“É impossível não sentir vergonha do que acontece no país”, continuou Barroso.
O ministro elogiou a mobilização da sociedade contra a corrupção, mas reconheceu importantes obstáculos no sistema político, empresarial, na imprensa e “onde menos se pode imaginar” – numa referência interpretada como feita ao próprio poder Judiciário.
No último dia 21, uma discussão pública entre Barroso e o par Gilmar Mendes, também ministro da Suprema Corte, se tornou o assunto mais comentado pelos brasileiros em redes sociais.
“Vossa Excelência defende interesses que não são os da Justiça”, disse Barroso a Mendes. “Vossa Excelência nos envergonha, vossa Excelência é uma desonra para todos nós. Vossa Excelência sozinho desmoraliza o tribunal”, afirmou.
Questionado pela BBC Brasil após a palestra se fez referência a colegas do Judiciário quando disse “onde menos se pode imaginar”, Barroso se esquivou.
“Eu disse o que eu disse”, afirmou, rindo, e se preparando para posar para fotos com dezenas de fãs que o elogiavam e cumprimentavam após a fala.

República de Curitiba

2 comentários:

Pastor Afonso Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pastor Afonso Tavares disse...

Ele também disse: É muito difícil conviver com Vossa Excelência aqui. (No tribunal )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...