Pular para o conteúdo principal

Grupo sorteia camiseta com expressão "b... rosa" usada em vídeos machistas.


Reprodução



Camisa citando a expressão machista é sorteada na Rússia


Do UOL, em Samara (Rússia)

Felipe Pereira

A expressão b... rosa entrou no VK, o Facebook russo, e se tornou símbolo de um grupo machista. As publicações são cheias de comentários de homens destratando as mulheres de seu país e reclamando que elas estão confraternizando com estrangeiros. Os administradores chegaram ao ponto de promover o sorteio de uma camiseta que inclui a frase: "keep calm & b... rosa".

O vencedor será conhecido em 15 de julho, data da final da Copa do Mundo. Para participar, os concorrentes devem seguir o grupo no VK, curtir e compartilhar o post do sorteio. Os comentários incluem brincadeiras, memes desabonando as russas e agressões.

O termo b... rosa ficou conhecido na Rússia e no Brasil depois que torcedores brasileiros fizeram uma mulher russa repetir a expressão sem que tivesse conhecimento do que falava. O vídeo foi colocado nas redes sociais e causou indignação no Brasil pelo tratamento machista e por se aproveitar do desconhecimento da língua portuguesa para colocar uma pessoa em situação constrangedora.
Foi o primeiro de uma séria de casos que envolveu turistas de outros países participantes do Mundial sendo machistas com as anfitriãs. Na Rússia, a reação foi diferente e não houve reprovação da sociedade. Além disso, os homens passaram a reclamar de as mulheres estarem ficando com estrangeiros.
Grupos foram criados no VK e o "b... rosa" é o mais ativo. Ele nem é tão numeroso, tem 5 mil integrantes, mas compartilha memes e tem várias mensagens machistas. A grande atividade na rede social fez com que o termo fosse assunto dos principais jornais da Rússia.

Uol conteúdo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cai a máscara: a hipocrisia de Cláudia Leitte (Veja o Vídeo)

A cantora Cláudia Leite fez um verdadeiro estardalhaço nas redes sociais em função de uma brincadeira do apresentador Sílvio Santos. Sílvio, em tom de galhofa, recusou um abraço de Cláudia sob o pretexto de que "esse negócio de abraço me deixa excitado". Tais fatos proporcionados por Sílvio Santos, queiram ou não, um idoso de 87 anos, geraram um desabafo choroso e desproporcional da cantora. Um absurdo quando se constata que Claudia, numa posição de superioridade em relação a outro homem, como jurada de um concurso musical, fez brincadeira semelhante e visivelmente constrangeu o rapaz. Caiu a máscara! Veja o vídeo:
Jornal da Cidade

Sobre a Cláudia Leite: “Gabriel o pensador, agora eu sei o que é ‘lôra burra’!”

Cláudia Leitte ficou "dodói" com uma brincadeira do Silvio Santos, e desatou a falar besteiras pelas redes sociais, tendo sido apoiada por Taís Araújo, Daniela Mercury e Débora Secco. Sílvio fez uma brincadeira com a loira desmilinguida, dizendo que "esse negócio de abraço deixa ele excitado". Ora, gente, isso foi dito claramente num tom de galhofa, não com ela, mas com ele mesmo. Uma ironia! O Sílvio ficar excitado aos 87 anos é tão provável quanto a Cláudia Leitte cantar alguma coisa que preste e que seja interessante... e bem. Sem chances. Só que a burrinha não entendeu a piada, que foi dita inclusive na presença da esposa, Íris Abravanel.
Alguém em sã consciência acha que Sílvio assediaria a galinha pintadinha (foi com essa roupa que ela foi) em público e na frente da própria esposa? Menos, né!Ela tem todo o direito de não ter gostado da brincadeira e isso não se discute. Mas daí a fazer postagens com desabafos chorosos pelas redes sociais, numa vitimização im…

Lindbergh, derrotado e em busca de emprego, é zoado por popular (Veja o Vídeo)

O senador Lindbergh Farias vive, talvez, os seus piores dias. Prestes a perder o ‘foro privilegiado’, o que se comenta é que o parlamentar estaria tentando buscar uma vaga como secretário de estado de um dos governadores eleitos pelo PT no Nordeste. Onde chega não escapa da zoação. No vídeo abaixo ele revida e chama o algoz de “ladrão”. Um absurdo, um petista chamando uma pessoa simples e indignada de “ladrão”. Porém, na sequência, Lindbergh levou o troco. Veja o vídeo:  Jornal da Cidade